PARA MODERNIZAR ATENDIMENTO, POLÍCIA CIVIL IMPLANTA CENTRAIS REGIONAIS DE FLAGRANTES.

Notícias

PARA MODERNIZAR ATENDIMENTO, POLÍCIA CIVIL IMPLANTA CENTRAIS REGIONAIS DE FLAGRANTES.

Polícia civil do Paraná implanta centrais regionais de flagrantes


Estadual


   Com o objetivo de modernizar o atendimento, a Polícia Civil do Paraná está implantando 13 Centrais Regionais de Flagrantes e padronizando a metodologia de atendimento e os procedimentos feitos nestas unidades, buscando otimizar o uso do efetivo policial, diminuir o tempo de resposta e aprimorar a entrega dos trabalhos de polícia judiciária com o uso da tecnologia.

   Essa reorganização é fruto de mais de dois anos de trabalho de planejamento e mapeamento do trabalho da entidade no Paraná. Isso irá trazer uma série de vantagens: divide de forma igual o serviço entre os policiais, restringindo a necessidade de quadro ocioso servidores plantonistas espalhados por todo o Estado; padroniza o atendimento ao público, às demais forças de segurança e a rotina de trabalho dos servidores após a saída de presos das estruturas das delegacias; e proporciona mais tempo aos delegados, escrivães e investigadores para se empenharem sobre as atividades de investigação policial, em especial dos casos mais complexos, fora do dia a dia dos flagrantes.

   Essas centrais devem funcionar 24 horas por dia e vão ser operadas por autoridades policiais plantonistas e seus agentes, designados a partir de escalas. Elas devem ser implementadas em todas as Subdivisões do Interior do Estado do Paraná, na Capital e Grande Curitiba. Nessa nova dinâmica, será utilizada videoconferência para atendimento de casos flagranciais apresentados no plantão pela Polícia Militar ou guardas municipais, como brigas, roubos e tráfico de drogas. Essas centrais vão receber as demandas dos municípios das suas áreas de abrangência estabelecidas pela Polícia Civil.

   Por exemplo: em um caso hipotético da região de Maringá, os policiais militares devem levar um detido em flagrante em Colorado para a delegacia da cidade e os procedimentos legais a partir disso devem ser executados pelo delegado de plantão da região por videoconferência, e todos os registros e diligências, como apreensão de armas ou drogas, vão ser encaminhados, via Projudi, ao Ministério Público e ao Poder Judiciário, garantindo transparência ao longo de todo o processo.

   Nesse caso, a Central Regional de Flagrantes de Maringá irá atender de imediato e por videoconferência a ocorrência apresentada na Delegacia de Polícia de Colorado. Segundo a Polícia Civil, o nível de atendimento é mais rápido, transparente e qualificado. Os estudos realizados evidenciam índice de conclusão de 95% dos procedimentos no mesmo plantão. Com a nova divisão, também terá fim o problema de interrupção de trabalho de investigação em razão da apresentação de situações de flagrantes.

   Atualmente, um escrivão ou investigador deve interromper o trabalho diário para receber o novo flagrante, mas isso só vai ocorrer se ele for o plantonista da central naquele dia. Assim, os diversos servidores envolvidos em outros inquéritos não precisam se dividir entre a continuidade das diligências e a abertura do novo inquérito. Para implantação definitiva do projeto, a Polícia Civil está realizando uma série de cursos de capacitação para os servidores da corporação. O primeiro aconteceu no final de janeiro, em Curitiba.

   Participaram do evento os novos delegados, contratados em 2022. Eles começaram a se familiarizar com a nova metodologia de trabalho implantada nas novas Centrais Regionais de Flagrantes, cuja dinâmica já é conhecida pelos delegados do quadro mais antigo.


Fonte AEN


09/02/2023
15:13
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp