PROGRAMA CASTRAPET PARANÁ FECHA AGENDA DE JANEIRO COM 3.664 ANIMAIS ATENDIDOS

Notícias

PROGRAMA CASTRAPET PARANÁ FECHA AGENDA DE JANEIRO COM 3.664 ANIMAIS ATENDIDOS

Desde o início do programa, em 2019, 181 municípios já foram atendidos.


Estadual


   O CastraPet Paraná - Programa de Esterilização de Cães e Gatos encerrou a agenda de janeiro após passar por 26 cidades, totalizando 3.664 atendimentos de cães e gatos de forma gratuita. A ação é do Governo do Estado, executada pelo IAT, Instituto Água e Terra, em parceria com os municípios. A castração dos animais de estimação contribui para a redução do abandono de filhotes nas ruas, que em sua maioria passam fome, são vítimas de maus-tratos e acidentes no trânsito, além de contribuir para a diminuição de zoonoses.

   Desde o início do programa, em 2019, 181 municípios já foram atendidos e 24.003 animais castrados, entre cães e gatos. O secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge, ressalta a eficiência e o reconhecimento do programa.

    No CastraPet Paraná o animal sai com a medicação pós-operatória e microchip eletrônico de identificação. Os tutores recebem as orientações sobre a importância da vacinação, vermifugação e visitas periódicas ao veterinário.

    O CastraPet Paraná é uma iniciativa do Governo do Estado, via Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, com recursos do tesouro estadual e de emendas parlamentares, em parceria com os municípios. Compete ao município identificar os animais que serão esterilizados.

    Nas cidades contempladas pelo CastraPet, tutores, ONGs ou famílias devem se cadastrar junto aos órgãos municipais, conforme cronograma e número de vagas disponíveis.

    As equipes do Instituto Água e Terra, vinculado à Sedest, além de castrar, fornecem os medicamentos pós-operatórios. Os tutores são orientados, ainda, sobre como cuidar da saúde dos pets, a importância das visitas ao veterinário e da vacinação.

Antes de serem submetidos às cirurgias os animais passam por uma avaliação de veterinários.

Fonte AEN.


07/02/2023
14:35
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp