GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA ALCANÇA 92% EM 2022

Notícias

GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA ALCANÇA 92% EM 2022

Estados que apresentaram o maior crescimento na produção de energia hidráulica em 2022 foram: Mato Grosso, São Paulo, Tocantins, Pará, Goiás, Sergipe, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Santa Catarina e Alagoas.


Brasil


   A geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis no ano passado alcançou a marca de 92%. O resultado, divulgado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) na última quarta-feira (1°), mostra que a participação das usinas hidrelétricas, eólicas, solares e de biomassa no total de energia gerado pelo Sistema Interligado Nacional (SIN) foi a maior dos últimos 10 anos.

   No total, em 2022, foram gerados quase 62 mil megawatts médios por mês de energia.

   Segundo a CCEE, o resultado se deu, entre outros fatores, a um cenário hídrico climático mais favorável, que contribuiu para a recuperação dos reservatórios de água e da expansão das usinas movidas pelo vento e pelo sol.

   No ano passado, as usinas hidrelétricas responderam por 73,6% do total gerado. As eólicas por 14,6%. Já as demais fontes, como biomassa, pequenas centrais elétricas, solar e as centrais geradoras hidrelétricas foram responsáveis por 11,8%.

   Com relação à geração hidráulica, as chuvas de 2022 contribuíram para um aumento de 17,1% na produção das hidrelétricas, para 48 mil MW médios 

   Os estados que apresentaram o maior crescimento na produção de energia hidráulica em 2022 foram: Mato Grosso, São Paulo, Tocantins, Pará, Goiás, Sergipe, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Santa Catarina e Alagoas.


Fonte Rede Nacional de Rádio em Brasília.


07/02/2023
14:30
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp