COM DEMANDA CRESCENTE NO MUNDO, PARANÁ DEVE PRODUZIR 19 MILHÕES DE TONELADAS DE MILHO.

Notícias

COM DEMANDA CRESCENTE NO MUNDO, PARANÁ DEVE PRODUZIR 19 MILHÕES DE TONELADAS DE MILHO.

Produção de milho no Paraná deve chegar a quase 20 milhões de toneladas


Economia


   O milho é essencial para a produção de proteínas animais em todo o mundo, além de ser importante para a alimentação humana em algumas regiões. Por isso, a cultura tem ganhado mais projeção no campo, o que exige melhorias na logística, particularmente em estradas.

   A análise faz parte do Boletim de Conjuntura Agropecuária referente à semana de 27 de janeiro a 2 de fevereiro. O documento é preparado pelos técnicos do Deral, o Departamento de Economia Rural, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento. Edmar Gervásio, analista de milho no Deral, afirmou que a demanda cresce à medida que a população e a renda per capita também aumentam, levando a maior consumo de proteínas animais.

    Há, ainda, outros usos para o milho, além da ração, como a produção de etanol. A análise apresentada aponta que, diante da possível produção recorde do Brasil, problemas logísticos são evidenciados, como estradas sem a manutenção adequada, pistas simples, malha ferroviária insuficiente e custos de insumos elevados. No caso dos portos, houve melhorias em estrutura dos que formam o Arco Norte de exportação, além dos de Paranaguá e Santos.

    A exportação brasileira do complexo soja, em 2022, alcançou 101 milhões e 900 mil toneladas. O Paraná foi o responsável por 9 milhões e 200 mil toneladas, uma queda de 35% em relação a 2021, devido à produção menor na safra, afetada por fatores climáticos. Para este ano, a produção deve estar normalizada, com 19 milhões de toneladas.

   O feijão de primeira safra deve render 196 mil toneladas no Paraná. Até agora, a colheita atingiu 66% dos 116 mil hectares e vem sendo favorecida pelo clima. O produto é de excelente qualidade, o que contribui para os bons preços recebidos pelos produtores. Sobre a horticultura, o documento apresenta números relativos aos cinco itens mais comercializados nas Ceasas, considerando a movimentação financeira: tomate, batata, maçã, banana e mamão. Juntas, as espécies representam 38,9% dos 4 bilhões e 800 milhões de reais negociados.

   O rebanho ovino do Paraná é o oitavo maior do Brasil. A maioria é destinada à produção de carne, mas o Estado também é o segundo colocado em ovinos tosquiados, com 4% do total, atrás do Rio Grande do Sul, responsável por 92%. Em aves, o boletim mostra que o Paraná apresentou crescimento de 5,3% no volume exportado e de 32% no faturamento no ano passado, comparativamente a 2021.

   O Paraná é o principal produtor e exportador brasileiro, com participação de 40,8% no volume e de 39,8% na receita cambial. Números do Agrostat Brasil/Mapa apontam que, de janeiro a dezembro do ano passado, o Brasil exportou 23.610 toneladas de ovos. Nos doze meses, o Paraná aparece como segundo maior exportador, com 5 mil e 700 toneladas e receita cambial de cerca de 27 milhões de dólares. 


Fonte AEN


06/02/2023
15:19
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp