PARANÁ SE PREPARA PARA NOVA FASE DE IMUNIZAÇÃO CONTRA A COVID-19

Notícias

PARANÁ SE PREPARA PARA NOVA FASE DE IMUNIZAÇÃO CONTRA A COVID-19

Paraná recebe novas orientações do ministério da saúde


Estadual


   O Paraná recebeu novas orientações do Ministério da Saúde acerca do Programa Nacional de Vacinação de 2023, que tem início dia 27 deste mês. Publicada a Nota Técnica prevê uma série de recomendações estratégicas que devem intensificar a vacinação ao longo do ano. Dentre as principais, se destacam as orientações para a aplicação das vacinas bivalentes.

   O imunizante, considerado como uma proteção adicional e atualizada no combate à Covid-19, vai ser utilizado, inicialmente, como dose de reforço para grupos prioritários acima de 12 anos.

   O cronograma prevê cinco etapas. Na primeira fase são vacinadas as pessoas de 70 anos ou mais, além daquelas vivendo em instituições de longa permanência, a partir de 12 anos, abrigados e trabalhadores dessas instituições; imunocomprometidos; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.

   A segunda engloba pessoas de 60 a 69 anos. A terceira etapa da vacinação abrange gestantes e puérperas, enquanto a quarta vai ser direcionada a trabalhadores de saúde. Já na quinta fase, a Nota Técnica orienta a vacinação de pessoas com deficiência permanente.

   A Secretaria da Saúde explica que pessoas que receberam somente uma dose da vacina monovalente tem que se vacinar com a segunda dose antes de receber a bivalente.

   Mais de 800 profissionais já foram capacitados em todo o Estado para a aplicação das doses bivalentes, num treinamento promovido pelo Programa Nacional de Imunizações, em parceria com a farmacêutica Pfizer. Para intensificar a ação, a Secretaria da Saúde disponibilizou a capacitação para as 22 Regionais de Saúde, que posteriormente encaminharam para os municípios de abrangência.

   Desde o início das vacinações, o Paraná aplicou 28.655.868 de doses de imunizantes contra a Covid-19.


Fonte AEN.

 


06/02/2023
15:15
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp