GOVERNO VAI APRESENTAR NO SHOW RURAL TECNOLOGIAS PARA AUMENTAR PRODUTIVIDADE NO CAMPO

Notícias

GOVERNO VAI APRESENTAR NO SHOW RURAL TECNOLOGIAS PARA AUMENTAR PRODUTIVIDADE NO CAMPO

A Seti, Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, em parceria com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná, irá apresentar soluções tecnológicas para o agronegócio durante a 35ª edição do Show Rural, em Cascavel


Agro


   A partir da próxima segunda-feira, das 8 da manhã às 5 da tarde, pequenos, médios e grandes produtores rurais podem conferir as inovações no estande instalado no Parque Tecnológico da Coopavel. Com o objetivo de contribuir para o aumento da produtividade de pequenas, médias e grandes propriedades agropecuárias, a Seti selecionou programas estratégicos e startups que integram o Vale do Genoma, em Guarapuava, e outros ecossistemas de inovação para apresentar serviços específicos para o público da feira.

   O secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, destaca o avanço do conhecimento científico voltado ao segmento rural.

    Anualmente, o Show Rural abre o calendário oficial de feiras agropecuárias do Brasil. Em 2023, a expectativa é movimentar aproximadamente três bilhões e 500 milhões de reais em negócios, 10% a mais que no ano passado.

    Uma das soluções apresentadas durante a feira é o sequenciamento genético de solos, serviço disponibilizado pela GoGenetic Agro, uma startup de biotecnologia que se originou no meio acadêmico, como resultado de teses de doutorado e pós-doutorado de cientistas que pesquisam os benefícios de microrganismos para as plantas.

   A startup Y3K Health, que atua no Vale do Genoma com soluções para o diagnóstico molecular no campo, disponibiliza três soluções inovadoras para os visitantes do Show Rural 2023: o kit para exame completo de PCR com análise de material genético em até 85 minutos; kit portátil para exames de PCR e diagnósticos em fazendas; e extrator portátil de ácido nucleico e de fácil usabilidade. Outra startup presente no estande da Unioeste é a Bio3, líder em pesquisa, desenvolvimento e inovação para o agronegócio. Criada por estudantes e professores de pós-graduação da UEL e UTFPR, a empresa desenvolve tecnologias biológicas para o aumento da produtividade agrícola, a partir de bioinsumos microbianos genuinamente brasileiros.

    Os visitantes do evento também podem conferir o Paraná Mais Orgânico, programa do Estado voltado para agricultores familiares interessados em converter a produção convencional de alimentos para o modelo orgânico. Esse é mais um serviço público, sem custo para os produtores, disponibilizado pelo estado, com recursos do Fundo Paraná, dotação gerenciada pela Seti para o fomento à produção científica e tecnológica paranaense. A partir de núcleos localizados nas sete universidades estaduais e em unidades do IDR-PR, o programa auxilia os produtores na obtenção da certificação orgânica.

    Outra iniciativa promovida pela Seti no Show Rural 2023 é o Prime, Programa de Propriedade Intelectual com Foco no Mercado, que tem como objetivo transformar o resultado de pesquisas acadêmicas em produtos e serviços com potencial de mercado. Um dos projetos finalistas do Prime 2022 também estará em exposição no espaço da Ciência e Tecnologia, no estande da Unioeste. O Sítio Urbano 5.0 foi desenvolvido na UTFPR – Câmpus Santa Helena, no Oeste paranaense, e consiste em uma produção agrícola inteligente e autônoma, com iluminação artificial e autoaprendizagem para o manejo de hortaliças, plantas e bioativos. No local, estudantes e professores da Unioeste também apresentam várias ações interdisciplinares de pesquisa e extensão, desenvolvidas nos cinco câmpus da instituição: Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo.


Fonte AEN.

 


04/02/2023
15:57
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp