COM PREVISÃO DE CONTEMPLAR 30 MUNICÍPIOS, CASTRAPET TERÁ AGENDA INTENSA EM FEVEREIRO

Notícias

COM PREVISÃO DE CONTEMPLAR 30 MUNICÍPIOS, CASTRAPET TERÁ AGENDA INTENSA EM FEVEREIRO

As ações do CASTRAPET são direcionadas para as famílias de baixa renda e tutores de animais que não podem arcar com os custos de uma cirurgia


Estadual


   O CastraPet, Programa de Esterilização de Cães e Gatos vai contemplar neste mês de fevereiro cerca de 30 municípios em várias regiões do Estado. A previsão é esterilizar 4.797 animais em 28 dias de ação. A agenda começa em Sulina no dia 1º e encerra em Tibagi onde as equipes de veterinários vão trabalhar nos dias 28 e 1º de março.

   O CastraPet é um programa do Governo do Paraná, executado pelo IAT, Instituto Água e Terra, vinculado à Secretaria Estadual do Desenvolvimento Sustentável, com recursos de emendas parlamentares e do estado e suporte logístico dos municípios que realizam o cadastramento dos tutores e disponibilizam o espaço para a estrutura.

   O secretário Valdemar Bernardo Jorge afirmou que o programa é reconhecido como uma política protagonista no Estado que tem auxiliado os gestores municipais no controle de animais nas ruas e na prevenção de doenças.

    A ação é direcionada para as famílias de baixa renda e tutores de animais que não podem arcar com os custos de uma cirurgia, mas também as ONGs protetoras de animais e protetores independentes também podem se cadastrar. Desde a implantação em 2019, é um importante aliado das prefeituras para reduzir os casos de abandono e o aumento da população animal de rua. Pets abandonados são vítimas de maus tratos, brigas e ainda podem atacar transeuntes, motocicletas e serem atropelados.

    A castração de cães e gatos evita as crias indesejadas e o consequente abandono e maus tratos, bem como câncer de útero e mamas nas fêmeas, e reduz bastante a incidência do câncer de próstata nos machos, além de zoonoses, doenças infecciosas que podem ser transmitidas para o homem por meio de contato direto, alimentos, água ou meio ambiente. Everton Souza, diretor-presidente do IAT, destaca a abrangência do programa. 
 
    Nos municípios contemplados pelo CastraPet, tutores, ONGs ou famílias devem se cadastrar junto aos órgãos municipais das cidades, conforme cronograma e número de vagas disponíveis. Antes de serem submetidos às cirurgias eles passam por uma avaliação de veterinários. Tudo isso, gratuitamente.


Fonte AEN.

 


02/02/2023
15:08
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp