PROGRAMAS DE MODERNIZAÇÃO DA REDE E NOVAS SUBESTAÇÕES BENEFICIARAM PARANAENSES EM 2022

Notícias

PROGRAMAS DE MODERNIZAÇÃO DA REDE E NOVAS SUBESTAÇÕES BENEFICIARAM PARANAENSES EM 2022

O montante de mais um bilhão de reais beneficia todas as regiões do Paraná


Estadual


   A Copel está concluindo, em 2022, a execução do maior plano de investimentos em distribuição de energia de sua história até agora. O montante, de um bilhão e 600 milhões de reais, beneficia todas as regiões do Paraná com obras que ampliam e modernizam a rede elétrica.

   Os programas Paraná Trifásico, Rede Elétrica Inteligente e as novas subestações são os principais destaques de um esforço contínuo da Companhia para fazer do Paraná um dos estados mais avançados do Brasil em relação à qualidade do fornecimento de energia. Grande parte dos investimentos foi destinada ao Paraná Trifásico, programa que está modernizando a rede rural paranaense.

   Até agora foram construídos 10 mil quilômetros de novas redes trifaseadas que chegam a 308 municípios. Ao todo, a Copel vai investir três bilhões e 100 milhões de reais para construir 25 mil quilômetros de redes trifásicas que substituem as antigas redes rurais monofásicas, aumentam a qualidade do fornecimento de energia e garantem acesso mais barato à rede para os consumidores rurais.

   A Região Centro-Sul concentra a maior parte das redes construídas, seguida do Oeste, Noroeste, Leste, Norte e Sudoeste. As novas linhas têm conexões inteligentes com a central de monitoramento da rede, chamados de religadores automáticos. Esses equipamentos têm capacidade para identificar problemas e religar a energia sem precisar de interferência humana. Os novos cabos contam com capa protetora isolante e nível de resistência reforçada quando atingidos por galhos de árvores ou outros objetos.

    Culturas como leite e derivados, suinocultura, avicultura, piscicultura e fumo, além de atividades como os poços artesianos, já estão sendo beneficiados. Paralelamente, uma parcela relevante dos investimentos aplicados em 2022 foi destinada ao Rede Elétrica Inteligente, maior programa de smart grid do Brasil. Até agora, foram substituídos 435 mil medidores analógicos por digitais em 73 municípios.

   Na primeira etapa do programa estão sendo investidos 820 milhões de reais, para levar a nova tecnologia para quatro milhões e meio de paranaenses, em unidades residenciais e empresas urbanas e rurais. Os novos equipamentos se comunicam diretamente com a central de operação da Copel.

   A tecnologia reduz o tempo de desligamento provocado por intempéries e outros fatores externos ao sistema. Também torna possível a leitura de consumo à distância e permite que o cliente tenha autonomia para monitorar seu consumo de energia em tempo real, entre outros benefícios. Em 2022, a Copel destinou 437 milhões de reais para a construção de novas subestações. O montante foi dividido entre 19 unidades. Parte delas já entrou em operação, como a Bela Vista, que foi construída em Pato Branco, no Sudoeste. Outras três subestações foram adicionadas à rede elétrica, em Mandirituba, na Grande Curitiba, em Salto do Itararé, na região Norte, e em Sapopema, no Centro-sul do Paraná. Em Prudentópolis, também no Centro-Sul, a Companhia concluiu, em outubro, a construção da subestação Jaciaba.

   Os investimentos em novas subestações, que aumentam a qualidade do fornecimento de energia a diferentes regiões, também incluem a Vila Gaúcha, em Marechal Cândido Rondon, e a Boa Vista da Aparecida, que opera na cidade de mesmo nome.


Fonte AEN.

 


02/01/2023
16:52
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp