COM MAIS VARIEDADE E MAIS REFEIÇÕES, SEGURANÇA ALIMENTAR DOS ALUNOS FOI PRIORIDADE EM 2022

Notícias

COM MAIS VARIEDADE E MAIS REFEIÇÕES, SEGURANÇA ALIMENTAR DOS ALUNOS FOI PRIORIDADE EM 2022

Investimento na merenda escolar mais que triplicou em 2022 no Paraná


Estadual


    O investimento na merenda escolar saltou de 135 milhões de reais em 2019 para 465 milhões neste ano, ou seja, o valor mais que triplicou no período. Isso aconteceu a partir de diferentes ações, desde o aprimoramento no cardápio até o aumento no número de refeições.

  Ao ser um dos primeiros estados do Brasil a retomar as aulas presenciais, ainda no primeiro semestre de 2021, profissionais da rede estadual identificaram casos de estudantes com fome ou insuficiência alimentar, e passaram a agir para garantir que tivessem condições dignas para se concentrarem mais nas aulas.

    Essas ações de acolhimento foram fundamentais até que o Estado expandisse um projeto-piloto criado ainda antes da pandemia, o Mais Merenda. Em junho deste ano, o programa que fornece três refeições por turno, adicionando um lanche na entrada e outro na saída, foi levado a todas as mais de 2.100 escolas da rede estadual.

   O secretário Renato Feder destacou o ganho que a iniciativa gera para a segurança alimentar como um todo.


    Os lanches podem ser compostos por pães, bolos, bolachas, chás, sucos, achocolatados ou bebidas lácteas, além de frutas. Em fevereiro de 2020, o Mais Merenda acontecia em cinco Núcleos Regionais de Educação: Guarapuava, Irati, Laranjeiras do Sul, Ivaiporã e Pitanga, mas foi interrompido pela pandemia. Com o retorno das aulas presenciais, o projeto-piloto também foi retomado atendendo 209 escolas estaduais e aproximadamente 62 mil estudantes, antes da expansão.

    Para oferecer as três refeições, além do aumento no repasse de alguns produtos da merenda através da Fundepar, é destinado um recurso extra diretamente às escolas, que são responsáveis pela compra de mais itens, fortalecendo o comércio local. Outra mudança desde o primeiro semestre foi o aumento dos tipos de carne ofertados aos colégios pela Fundepar.

    Anteriormente, eram cerca de cinco tipos de carne compradas ao longo do ano, e a presença na merenda escolar em média saltou de um para três dias por semana. A proteína também está presente na alimentação em ovos, leite e derivados, como a manteiga, outra novidade neste ano. Para ajudar no preparo da merenda, a equipe de nutricionistas da Fundepar envia periodicamente sugestões de cardápios e fichas técnicas das carnes para as escolas, para que os produtos sejam servidos de acordo com o planejamento.

 

 

 

Fonte AEN.


28/12/2022
16:07
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp