MINISTÉRIO DIVULGA ALERTA SOBRE PRAGA ENCONTRADA EM MATO GROSSO DO SUL

Notícias

MINISTÉRIO DIVULGA ALERTA SOBRE PRAGA ENCONTRADA EM MATO GROSSO DO SUL

A recomendação é que os produtores notifiquem as autoridades fitossanitárias locais o mais rápido possível caso detectem a ocorrência da praga.


Brasil


   Após detecção de foco de caruru palmeri, uma praga quarentenária, em cultivo de soja no Mato Grosso do Sul, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento divulgou alerta sobre o potencial de disseminação da planta daninha e dos prejuízos que ela pode gerar.

   A recomendação é que os produtores notifiquem as autoridades fitossanitárias locais o mais rápido possível caso detectem a ocorrência da praga. O objetivo é evitar a dispersão da espécie vegetal e reduzir os impactos que ela pode causar.

   A presença da planta caruru palmeri, também conhecida como caruru gigante, foi detectada recentemente em ações de vigilância da Iagro, Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do Estado de Mato Grosso do Sul, no município de Naviraí.

   E exames de sequenciamento genético feitos pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Goiânia confirmaram a presença em amostras colhidas pela Iagro.


    A caruru palmeri é uma planta daninha exótica de crescimento rápido e extremamente agressiva. Ela está no topo da lista do Ministério da Agricultura de pragas com maior risco fitossanitário para o Brasil, com risco potencial de reduzir a produtividade de soja, milho e algodão em até 90%. A espécie também tem capacidade de cruzar com outras do gênero e transferir genes de resistência aos herbicidas.

   Depois da descoberta do foco no município sul-matogrossesse, a Iagro tem adotado medidas para identificar a origem, via de introdução e a dispersão da praga, com o objetivo de traçar estratégias para erradicação de focos da planta daninha e para evitar a ocorrência de novos casos.

   O Ministério da Agricultura lembra que os produtores também precisam adotar medidas fitossanitárias para o controle da praga, como monitoramento dos cultivos agrícolas a cada 15 dias; restringir o trânsito de maquinários que não sejam da propriedade rural; no caso de talhões infestados, promover a desinfestação das máquinas agrícolas antes do uso em áreas onde a praga não ocorre; além de ensacar as unidades de caruru palmeri encontradas antes de arrancá-las e depois promover sua incineração.


Fonte Rede Nacional de Rádio.


28/12/2022
16:02
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp