COM INCENTIVO AO ID JOVEM E ECONOMIA CRIATIVA, GOVERNO LEVA PROGRAMAS SOCIAIS A QUASE 5 MIL JOVENS.

Notícias

COM INCENTIVO AO ID JOVEM E ECONOMIA CRIATIVA, GOVERNO LEVA PROGRAMAS SOCIAIS A QUASE 5 MIL JOVENS.

No total o programa ID Jovem teve quase 5 mil atendimentos


Estadual


   A Assessoria Técnica da Juventude, vinculada à Sejuf, Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Paraná, totalizou quase 5 mil atendimentos entre janeiro de 2019 e dezembro de 2022. Eles são referentes à divulgação e cadastro dos programas ID Jovem e Co.Liga, e aconteceram em diversos municípios do Estado.

    Programa Identidade Jovem, ou simplesmente o ID Jovem, do governo federal, dá direito a meia-entrada em eventos culturais, esportivos e artísticos, além da assegurar reserva de assentos em viagens interestaduais, em ônibus, trens e barcos de classe convencional.

    Ele garante, ainda, isenção da taxa de inscrição em concursos públicos e vestibulares de universidades e institutos federais. Já o Co.Liga é uma escola livre, voltada a jovens a partir de 18 anos, que visa promover a inclusão no campo da Economia Criativa. São ofertados cursos gratuitos e de curta duração nas áreas de Patrimônio, Música, Multimídia, Design e Artes Visuais. Além disso, há temas transversais como empreendedorismo, línguas, cidadania e elaboração de projetos culturais, que dão suporte à trajetória dos jovens. O secretário da pasta, Rogério Carboni, destaca que a atuação em prol da juventude é essencial para transformar vidas.

    De acordo com ele, os 26 Centros da Juventude espalhados pelo Estado levam emancipação social aos jovens em vulnerabilidade, principalmente por meio da cultura, informação e qualificação.

    As ações de atendimento e cadastramento do ID Jovem e Co.Liga no Paraná foram promovidas nos Centros da Juventude e em eventos do Programa de Interiorização, municipalização e nas Feiras Paraná em Ação da Sejuf. Nos Centros da Juventude houve 385 atendimentos, levando o ID Jovem e o Co.liga aos municípios da Lapa, Piraquara, São José dos Pinhais, Palmas, Toledo, Campo Largo e Pinhais.

    As ações do Governo do Estado voltadas a este público também chegaram ao Litoral do Estado durante a temporada passada de verão. Segundo o balanço da Sejuf, foram 300 atendimentos.

    Outros 405 ocorreram em iniciativas de municipalização do atendimento nos municípios de Antonina, Morretes, Guaratuba e Pontal do Paraná, no Litoral, Araucária, Colombo e Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba. Uma das iniciativas utilizadas para promoção dos programas ID Jovem e Co.Liga para o maior número possível de regiões foi a integração à feira Paraná em Ação, que percorre o Estado levando diversos serviços gratuitos do Governo do Estado, prefeituras e demais parceiros à população.

Ao todo, a Coordenação da Juventude esteve em 43 edições do evento. Estas participações totalizaram 2.850 atendimentos. Confira todos os municipios atendidos em www.aen.pr.gov.br.

 

Fonte AEN


27/12/2022
15:41
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp