Governo do estado promove mutirão para garantir beneficio federal a idosos.

Notícias

Governo do estado promove mutirão para garantir beneficio federal a idosos.

"O mutirão promovido pelo Governo do Estado também vai mobilizar a rede socioassistencial que atende idosos e pessoas com deficiência.


Variedades


   O Governo do Paraná está iniciando um grande mutirão para localizar e cadastrar pessoas idosas ou pessoas com deficiência que podem perder o Benefício de Prestação Continuada (BPC) se não estiverem incluídas no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico) até 31 de dezembro. Por determinação do governo federal, os beneficiários que não atenderem a esta exigência terão o benefício bloqueado ou suspenso a partir de janeiro de 2019.

   Para evitar que isto aconteça, a Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, em parceria com a Celepar, elaborou um levantamento completo com dados sobre as 56.728 pessoas que ainda precisam ser cadastradas no Paraná.

   São os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), Apaes, unidades de acolhimento institucional, organizações da sociedade civil, além dos conselhos de direitos.

   O BPC é uma garantia de dignidade às pessoas que não possuem outras fontes de renda. Previsto na Lei Orgânica de Assistência Social (Lei Federal 8742/93), concede um salário mínimo mensal para pessoas com mais de 65 anos ou com deficiência de qualquer idade que comprovem incapacidade para trabalhar e se manterem independentes. Para requerer o benefício, a renda per capita da família não pode ultrapassar um quarto de salário mínimo, ou seja, menos de R$ 238,50.

Fonte: AEN.


05/11/2018
08:12
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp