Desemprego cai para 11,9% no terceiro trimestre mas ainda atinge 12,5 milhões.

Notícias

Desemprego cai para 11,9% no terceiro trimestre mas ainda atinge 12,5 milhões.

"O índice caiu em relação ao trimestre anterior e também na comparação com o mesmo período do ano passado.


Brasil


   O desemprego no país foi de 11,9%, em média, no trimestre encerrado em setembro, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Segundo o IBGE, o número de desempregados no Brasil foi de 12,5 milhões de pessoas. Isso representa queda de 3,7% em relação ao trimestre anterior. Na comparação com o mesmo período de 2017, houve queda de 3,6%.

   O total de pessoas ocupadas aumentou 1,5% em relação ao trimestre anterior puxado pela alta do trabalho informal, sem carteira assinada.

   A quantidade de empregados no setor privado sem carteira assinada cresceu 4,7% em relação ao trimestre anterior, chegando a 11,5 milhões de pessoas. Em relação ao mesmo período do ano anterior, houve alta de 5,5%.

   Já a soma dos trabalhadores por conta própria cresceu 1,9% na comparação com o trimestre anterior, alcançando 23,5 milhões de pessoas. 

   O número de empregados com carteira de trabalho assinada (33 milhões) ficou estável em relação ao trimestre anterior. Também houve estabilidade na comparação com o mesmo trimestre de 2017, o que não acontecia há 13 trimestres. 

   Segundo o IBGE, o rendimento médio do trabalhador ficou em R$ 2.222 no trimestre de julho a setembro, resultado considerado estável em ambas as comparações.

 

Fonte: UOL


01/11/2018
16:17
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp