Paraná registra um caso de câncer de próstata a cada 96 minutos.

Notícias

Paraná registra um caso de câncer de próstata a cada 96 minutos.

"A cada 96 minutos, um paciente é diagnosticado com câncer de próstata no Paraná.


Estadual


   Tipo de neoplasia mais comum entre os homens, a doença é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. Por ano, é registrada uma média 929 mortes por conta desse tipo de câncer no estado, segundo informações do Ministério da Saúde.

   O penúltimo mês do ano, inclusive, marca também a campanha Novembro Azul, organizada pela Sociedade Brasileira de Urologia e cujo foco é justamente o câncer de próstata. De acordo com dados, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos. O Novembro Azul é praticamente um irmão do Outubro Rosa, dedicado à prevenção do câncer de mama, o que mais acomete as mulheres.

   O intuito é estimular a população masculina a superar a vergonha em relação ao assunto e cuidar da saúde, uma vez que aspectos culturais, como o machismo, têm impacto no diagnóstico e controle da doença, muitas vezes associada com a perda da virilidade. Como consequência, há o isolamento e a baixa autoestima do paciente que, não raro, tem dificuldade para buscar ajuda médica e durante o tratamento precisa se afastar das atividades laborais. 

   A única forma de garantir a cura desse tipo de câncer, contudo, é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco (ou 50 anos, mesmo sem estes fatores) devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). 

 

Fonte: Bem Paraná.


01/11/2018
10:28
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp