PROGRAMA DE TRANSFORMAÇÃO ENERGÉTICA DO CAMPO ALCANÇA R$ 1 BILHÃO DE INVESTIMENTOS

Notícias

PROGRAMA DE TRANSFORMAÇÃO ENERGÉTICA DO CAMPO ALCANÇA R$ 1 BILHÃO DE INVESTIMENTOS

RenovaPR soma investimentos que ultrapassam 1 bilhão de reais.


Estadual


   Lançado em agosto do ano passado, o RenovaPR, programa do Governo do Estado que facilita a instalação de sistemas de energia fotovoltaica e biogás/biometano para produtores rurais, já conta com 5.251 projetos acatados pelo IDR-Paraná, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná. É uma soma de investimentos em andamento que ultrapassa um bilhão de reais, mobilizados com o apoio do Banco do Agricultor Paranaense.

   Para o coordenador estadual do RenovaPR, Herlon Goelzer de Almeida, o programa alcançou este alto investimento porque o impacto da energia nos custos de produção faz com que os agricultores procurem alternativas de geração própria. Ele destacou também que neste ano termina o acordo da Tarifa Rural Noturna, que dá descontos aos produtores, o que impõe a implantação de sistemas de geração própria de energia.

   Segundo o IDR, em geral, o tempo de retorno sobre o capital investido em energia solar é de 42 meses. Já para o biogás é de 6 a 12 meses para a geração térmica substituindo lenha e 18 meses substituindo GLP. Para a geração de energia elétrica por biogás, o retorno acontece entre 36 a 42 meses. Como as linhas de crédito rural são de 60 a 120 meses, com média de 72 meses, o retorno sobre o capital investido acontece muito antes do vencimento dos prazos dos financiamentos, o que demonstra a viabilidade econômica dos projetos.

   O RenovaPR está aberto aos produtores interessados tanto na instalação de unidades fotovoltaicas quanto de biodigestores, que transformam biomassa em energia. Para dar andamento ao projeto, o produtor precisa buscar informação nos escritórios do IDR-Paraná ou no site oficial do órgão. Caso pretenda aproveitar os benefícios do Banco do Agricultor Paranaense, ele deve procurar também o agente financeiro credenciado a esse programa. Ele prevê que, em projetos contratados até 31 de dezembro de 2022, o Estado assuma integralmente as taxas de juros. São passíveis do benefício valores financiados de até 500 mil reais para energia solar fotovoltaica e de até um milhão e meio em biodigestor.


Fonte AEN


02/12/2022
15:32
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp