GESTÃO SUSTENTÁVEL DE RESÍDUOS BENEFICIA 9 MILHÕES DE PESSOAS

Notícias

GESTÃO SUSTENTÁVEL DE RESÍDUOS BENEFICIA 9 MILHÕES DE PESSOAS

Cerca de 2 milhões de toneladas de resíduos passaram a ser gerenciados de forma sustentável em seis anos do Projeto ProteGEER.


Brasil


   Cerca de 2 milhões de toneladas de resíduos passaram a ser gerenciados de forma mais sustentável, beneficiando mais de 9 milhões de pessoas em 46 municípios de seis estados e no Distrito Federal.  

   Esses foram os principais resultados dos seis anos de atividade do Projeto ProteGEER, que teve seu encerramento celebrado durante evento nesta semana.  

   A iniciativa – uma cooperação técnica entre o Brasil e a Alemanha – promove uma gestão sustentável e integrada de resíduos sólidos urbanos, além de incentivar a preservação de recursos naturais e reduzir o uso de energia e a emissão de gases de efeito estufa. 

   O projeto foi implementado pela Secretaria Nacional de Saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional em parceria com a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da GIZ, e financiado pela Iniciativa Internacional para o Clima.

   Outra ação significativa do projeto foi o trabalho de encerramento de lixões a céu aberto, principalmente na faixa litorânea e em áreas localizadas em Mata Atlântica nativa. 

   O trabalho vai de encontro ao Novo Marco Legal do Saneamento Básico que prevê o fechamento dos mais de 3 mil lixões espalhados pelo País.

    O resultado da medida foi o fechamento, em tempo recorde (cerca de seis meses), do lixão de Itacaré, na Bahia. 

    Outras informações no site gov.br/mdr

 

Fonte Rede Nacional de rádio em Brasília 

 

 


02/12/2022
15:04
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp