MINISTÉRIO DA ECONOMIA ESTIMA CRESCIMENTO DO PIB 2022 EM 2,7%

Notícias

MINISTÉRIO DA ECONOMIA ESTIMA CRESCIMENTO DO PIB 2022 EM 2,7%

Projeção consta do Boletim Macrofiscal, elaborado pela Secretaria de Política Econômica do ministério e divulgado nesta quinta-feira (17). Foram revisados três indicadores de inflação.


Economia


A Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia divulgou na quinta-feira 17 de novembro, estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto em 2022.

 

A projeção é de uma expansão de 2,7% em relação a 2021, segundo a mais recente edição do Boletim Macrofiscal, elaborado pela secretaria. A publicação considera os resultados da economia acumulados até o terceiro trimestre.

 

 Já a estimativa para o crescimento do PIB no terceiro trimestre de 2022 é de 3,4% em relação ao mesmo período de 2021. Já na comparação com o segundo trimestre deste ano, o PIB do terceiro trimestre deve variar 0,4% com ajuste sazonal.

 

Também foram revisadas as projeções dos principais indicadores de inflação. A expectativa para o IPCA, Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, de 2022, recuou de 6,30% para 5,85%. Medido pelo IBGE, o IPCA é o índice usado para medir a inflação oficial do país.

 

Os principais fatores para a alteração foram a redução dos preços administrados, menor pressão dos bens industriais e alimentos e estabilização dos preços de serviços.

 

 Diminuiu ainda a projeção do INPC, Índice Nacional de Preços ao Consumidor, também medido pelo IBGE, de 6,54% para 6,0%.

 

 Já o IGP-DI, Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna, da Fundação Getúlio Vargas, teve estimativa alterada de 9,44% para 6,11%.

 

 

Fonte: Rede Nacional de Rádio, em Brasília


19/11/2022
17:30
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp