PARANÁ BATE RECORDE NO TEMPO MÉDIO DE ABERTURA DE EMPRESA EM OUTUBRO

Notícias

PARANÁ BATE RECORDE NO TEMPO MÉDIO DE ABERTURA DE EMPRESA EM OUTUBRO

O Paraná reduziu mais uma vez o tempo médio para a abertura de empresas.


Estadual


   Em outubro, foram necessárias, em média, apenas 14 horas para a criação de um empreendimento no Estado. É o menor tempo da história. O relatório, com base no Redesim, do governo federal, foi divulgado nesta segunda-feira pela Jucepar, a Junta Comercial do Paraná.

   O Estado foi o terceiro mais rápido do País, atrás de Sergipe, com 10 horas, e Espírito Santo, com 11. A média nacional para abertura de empresas é de um dia e 13 horas. Em outubro de 2019, o paranaense levava dois dias e 20 horas para abrir uma empresa, ou seja, houve diminuição de 54 horas, fruto do Descomplica Paraná, programa de desburocratização da máquina pública.

    O Paraná processou o terceiro maior volume de pedidos de abertura no mês passado, com 4.645 registros, ficando atrás somente de São Paulo e Minas Gerais. Do total de empresas abertas no Estado, 97% concluíram o trâmite em até 3 dias. Nenhuma demorou mais do que sete dias.

   O tempo total de abertura de empresas e demais pessoas jurídicas leva em consideração o tempo na etapa de viabilidade, de validação cadastral e de efetivação do registro e obtenção do CNPJ. Não são considerados os tempos de inscrições municipais ou estaduais e nem a obtenção de licenças.

   Outro relatório divulgado pela Jucepar aponta que o Paraná fechou o período de janeiro a outubro com um saldo positivo de 132.710 novas empresas. Foram abertas 233.553 empresas e encerradas 100.843 no período.

 

Fonte AEN.

 


08/11/2022
17:28
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp