CÂMARA ANALISA AMPLIAÇÃO DO LIMITE DE RENDA FAMILIAR PARA CONCESSÃO DO BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA

Notícias

CÂMARA ANALISA AMPLIAÇÃO DO LIMITE DE RENDA FAMILIAR PARA CONCESSÃO DO BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA

Atualmente, a regra geral do BPC limita o pagamento a famílias com renda mensal per capita igual ou inferior a 25% ou a 50% do salário mínimo, em alguns casos


Social


A Câmara dos Deputados analisa o projeto de lei (PL 1814/21) que permite a ampliação do limite de renda familiar para a concessão do BPC, o Benefício de Prestação Continuada no valor de um salário mínimo, pago a idosos com mais de 65 anos e a pessoas com deficiência incapacitadas para a vida independente e para o trabalho.

 

Atualmente, a regra geral do BPC limita o pagamento a famílias com renda mensal per capita igual ou inferior a 25% ou a 50% do salário mínimo, em alguns casos. Já a proposta em análise na Câmara permite ampliar esse limite de renda mensal familiar para até um salário mínimo, de acordo com o grau de deficiência, a dependência de terceiros e o comprometimento do orçamento da família exclusivamente com gastos médicos. A proposta original foi apresentada pelo deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS) com foco na garantia de inclusão e dignidade para as famílias mais pobres.

 

“Com isso, haverá a inclusão de milhares de famílias pobres com idosos e com pessoas com deficiência, que poderão receber um salário mínimo. Hoje, em uma família com quatro pessoas, se uma pessoa ganhar salário mínimo, a pessoa com deficiência não pode ganhar nada. Isso é um absurdo. Nós somos um país rico com um povo pobre e esse povo pobre é desamparado. Não dá para aceitar essa indignidade”.

 

O texto já foi aprovado nas comissões de Defesa dos Direitos dos Idosos e das Pessoas com Deficiência, onde teve ajustes feitos pelo relator, deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG). Em vez de alterar a regra geral de concessão do BPC, como pretendia Pompeo de Mattos, Barbosa preferiu dar nova redação às regras que constam da Lei Orgânica da Assistência Social (Lei 8.742/93).

 

A proposta que aumenta o limite de renda familiar para a concessão do BPC ainda vai passar pela análise das Comissões de Seguridade Social, Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça. Em caso de aprovação nesses colegiados, o texto seguirá diretamente para a apreciação do Senado, sem necessidade de votação no Plenário da Câmara.

 

 

Fonte: Rádio Câmara, de Brasília.


01/11/2022
17:31
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp