Paraná lidera ranking da biometria para eleições de 2018

Notícias

Paraná lidera ranking da biometria para eleições de 2018

Eleitores paraenses realizaram cadastro acima da média


Política


 O Paraná foi o estado que teve o melhor resultado no processo de cadastramento de eleitores para o voto biométrico – com identificação através das impressões digitais - para as eleições de 2018. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, até o último dia 9 de maio - prazo final para alistamento de eleitores para a votação de outubro - o Paraná cadastrou 525 mil pessoas, o que corresponde a 1.444% ou 21 vezes a meta prevista, que era de 24 mil eleitores.

 Com isso, o voto biométrico atingirá o equivalente a 87,7% do total de eleitores do estado. O Paraná tem 88% das cidades com biometria obrigatória nas eleições de 2018. 

 Em todo o país, mais de 14 milhões de brasileiros compareceram ao recadastramento biométrico desde o início do ano. Isso representa um aumento de 54% em relação à meta inicial, que era de 9 milhões de eleitores. 

 Em parceria com os Tribunais Regionais Eleitorais, o Tribunal Superior Eleitoral vem implementando a medida de maneira gradativa desde 2008. A meta é concluir o cadastro das digitais de todos os eleitores até 2022. Até o momento, cerca de 86 milhões de pessoas foram identificadas biometricamente em todo o país, o que corresponde a mais de 58% do total dos eleitores.

 Segundo o TSE, a biometria garante cadastro único, uma vez que cada indivíduo tem impressões digitais exclusivas. Dessa forma, não é possível uma pessoa se passar por outra no momento do votação, garantido maior lisura ao processo eleitoral.

Fonte: Bem Paraná


23/05/2018
09:00
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp