ELEIÇÕES 2022: LEI PROÍBE DETENÇÕES A PARTIR DESTA TERÇA-FEIRA

Notícias

ELEIÇÕES 2022: LEI PROÍBE DETENÇÕES A PARTIR DESTA TERÇA-FEIRA

Quem estava em situação regular, mas não votou no primeiro turno, pode comparecer às urnas no segundo turno normalmente


Eleições


A partir desta terça-feira, dia 25, a lei eleitoral proíbe a detenção de eleitor desde cinco dias antes e até 48 horas depois do encerramento da eleição. Exceto em flagrante delito ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável.

 

O segundo turno acontece no próximo domingo, dia 30. 156 milhões de eleitores estão aptos a voltar às urnas para definir quem assume a Presidência da República a partir de 2023. Doze estados também precisam escolher os próximos governadores.

 

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quase 315 mil eleitores pediram para votar fora do domicílio eleitoral no segundo turno, o voto em trânsito. Neste caso, poderão votar apenas para presidente. Da mesma forma, os 697 mil eleitores no exterior. Quem estava em situação regular, mas não votou no primeiro turno, pode comparecer às urnas no segundo turno normalmente.

 

Aplicativo

 

Para votar, é necessário apenas um documento de identificação oficial com foto, mas também é possível votar com o e-Título desde que tenha foto do eleitor. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente em dispositivos móveis nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.

 

 Mais uma vez, como foi no primeiro turno, o horário de votação vai ser unificado em todo o país, tendo como referência o horário de Brasília. Na capital federal, a votação vai acontecer das oito da manhã às cinco da tarde.

 

Durante esta semana, as cerca de 500 mil urnas são preparadas e lacradas. Desta vez, vão aparecer somente os dois candidatos a presidente e os concorrentes aos governos onde houver segundo turno.

 

 

Fonte: Rádio Nacional - Brasília


25/10/2022
17:41
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp