GOVERNO LANÇA CAMPANHA NACIONAL DE COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE

Notícias

GOVERNO LANÇA CAMPANHA NACIONAL DE COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE

O Ministério da Saúde vai investir R$ 15 milhões na campanha


Saúde


A campanha nacional lançada na quinta-feira 20 de outubro, traz peças publicitárias sobre a necessidade de combater diariamente o mosquito Aedes aegypti, em especial com a eliminação de locais com água parada. O Ministério da Saúde vai investir R$ 15 milhões na campanha.

 

O ministro Marcelo Queiroga disse que é essencial o apoio da sociedade para evitar a proliferação do mosquito transmissor dos vírus da dengue, zika e Chikungunya. Ele lembrou que ainda não existem vacinas ou tratamentos específicos para essas doenças.

 

De acordo com boletim do Ministério da Saúde, neste ano, até a primeira semana de outubro, o Brasil registrou mais de um milhão e 300 mil casos prováveis de dengue. Corresponde a quase 185% a mais que o total de casos no mesmo período de 2021. Foram confirmadas 909 mortes por dengue.

 

No caso da chikungunya, foram quase 169 mil casos prováveis, 87% a mais que no ano passado. Até o momento foram confirmadas 76 mortes pela doença no Brasil.

 

Com relação à zika, ocorreram 10 mil e quinhentos casos prováveis até o início de setembro, um salto de 92% em relação ao mesmo período de 2021, mas não houve mortes.

 

Ações simples podem ajudar no combate ao mosquito, principalmente, no quintal de casa. Entre as medidas que podem ser adotadas estão: evitar água parada em pequenos objetos, pneus, garrafas e vasos de planta; manter a caixa d’água sempre fechada e realizar limpezas periódicas; vedar poços e cisternas; descartar o lixo de forma adequada.

 

  

Fonte: Rádio Nacional - Brasília


22/10/2022
18:19
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp