Safra de grãos é estimada em mais de 23 milhões de toneladas no Paraná.

Notícias

Safra de grãos é estimada em mais de 23 milhões de toneladas no Paraná.

"A safra de grãos 2018/2019 vai chegar a 23,3 milhões de toneladas no Paraná, de acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.


Estadual


   A produção estimada é 4% maior do que na safra 2017/2018, que chegou a 22,5 milhões de toneladas.

   O crescimento de 2,5% da economia paranaense em 2017 foi puxado pelo resultado da agropecuária do estado, que registrou safra recorde e elevadas produções de grãos, segundo o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).

   Conforme o Deral, as chuvas ocorridas nas últimas semanas foram o principal fator de influência na safra paranaense em outubro. Mesmo com o excesso de umidade para a época, as lavouras de soja mantêm um bom desenvolvimento, indica o departamento.

   Até o momento, cerca de dois terços da soja já está plantada, com estimativa de produção 3% maior do que na safra anterior. O plantio do milho também está na reta final, podendo chegar à produção de 3,2 milhões de toneladas.

   “O plantio está dentro do previsto e as lavouras mantêm bom desenvolvimento”, diz o economista do Deral, Methodio Groxko.

    O fenômeno climático El Niño, previsto para 2018, também contribui para uma boa expectativa de produção. “As quebras de safra são mais comuns nos períodos de seca”, disse o chefe do Deral, Marcelo Garrido.

Fonte: G1


26/10/2018
17:50
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp