INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS PODEM SER PUNIDAS POR EMPRÉSTIMOS NÃO AUTORIZADOS

Notícias

INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS PODEM SER PUNIDAS POR EMPRÉSTIMOS NÃO AUTORIZADOS

Proposta em análise na câmara pode punir instituições financeiras por empréstimos não autorizados.


Justiça


Os deputados estão analisando proposta (PL1068/22) que proíbe as instituições financeiras de depositarem empréstimos em contas bancárias sem a autorização prévia dos correntistas.

 

O texto prevê ainda que caso ocorra o depósito sem autorização, as instituições financeiras são obrigadas a ressarcir ao consumidor valor igual ao depositado. No caso de aposentados e pensionistas a indenização vai ser de 150% do valor depositado.

 

O autor do projeto, deputado Gustavo Fruet (PDT-PR) afirmou que é preciso coibir os abusos por parte das instituições financeiras.

 

“Os bancos creditam nas contas de seus clientes determinados valores, à título de concessão de crédito, em situações em que os consumidores não precisariam desses recursos, não solicitaram esses recursos, e estabelecem juros muito elevados. Então, para evitar esse endividamento desnecessário, notadamente de pessoas mais vulneráveis é necessário dar um basta a esse ímpeto de criar e facilitar empréstimos e financiamentos”.

 

Para Fruet a contratação de crédito deve ser feita por iniciativa do consumidor para evitar um endividamento que, às vezes, compromete toda a renda, principalmente dos aposentados.

 

A proposta que tramita em conjunto com outros projetos sobre o mesmo tema vai ser analisada pelos deputados em Plenário.

 

Fonte: Rádio Câmara, de Brasília.


17/10/2022
11:19
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp