PERDAS NAS LAVOURAS DE TRIGO PODEM CHEGAR A 50% NO OESTE POR CONTA DA CHUVA

Notícias

PERDAS NAS LAVOURAS DE TRIGO PODEM CHEGAR A 50% NO OESTE POR CONTA DA CHUVA

A principal consequência disso é de que provavelmente vamos ter de importar trigo de outras regiões para entregar aos moinhos


Agro


As perdas nas lavouras de trigo são incontáveis por conta do excesso de umidade no Paraná e na região de Cascavel, segundo informações do Deral (Departamento de Economia Rural da Cidade), mais 50% do trigo está inadequado com relação à qualidade. Tudo isso por conta da chuvarada que caiu desde o início de setembro.

 

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Cascavel, Paulo Orso, que também é produtor rural, a expectativa era muito boa para a safra de trigo deste ano, com o aumento da área, aumento de produtividade. Só que não é isso que acontece, por conta do tempo. “Do que foi colhido, apenas os primeiros 20% tiveram qualidade boa e produtividade razoável. Com a chuva, continuamos perdendo isso. Na região de Cascavel, 80% estão colhidos já e os municípios do entorno estão com 40% a 50%”, afirma.

 

 

Nos últimos três dias de sol na semana passada, muita gente que ainda tinha trigo no campo aproveitou para colher. “Mas de cada cinco partes colhidas, uma só deu trigo. As outras, subproduto, que chamamos de triguilho e quando se fala de valores, é totalmente diferente”, lamenta.

 

A principal consequência disso é de que provavelmente vamos ter de importar trigo de outras regiões para entregar aos moinhos. “Isso afeta a rentabilidade dos moinhos, por falta de qualidade. O que já importamos vamos precisar importar ainda mais”, avalia.

 

 

Fonte: Portal Sou Agro


14/10/2022
16:41
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp