Dia da Força Aérea Brasileira.

Notícias

Dia da Força Aérea Brasileira.

"Dia do Aviador é comemorado no dia 23 de outubro, que também é o Dia da Força Aérea Brasileira (FAB).


Brasil


   A data lembra a atividade das pessoas capazes de utilizar asas para cumprir missões.

   No dia 23 de Outubro de 1906, o brasileiro Alberto Santos Dumont, torna-se o primeiro ser humano a voar! A bordo do 14-Bis, sua criação, Dumont faz um voo no Campo Bagatelle, na França, que ficaria registrado como o início de uma grande revolução nos meios de transporte na Terra: o avião.

   A Lei nº 218, de 4 de Julho de 1936, decreta o dia 23 de Outubro como Dia do Aviador no Brasil, em homenagem ao primeiro voo feito na história e graças a um brasileiro!

   O Decreto Lei nº 11.262, publicado no Diário Oficial da União, decretou que 2006 seria o Ano Nacional Santos Dumont, o Pai da Aviação (em homenagem ao centenário do primeiro voo de Dumont).

   Como ganhador do prêmio Nobel, Santos Dumont acreditava que as suas invenções haviam de tornar tão terríveis a guerra, que os homens não pensariam mais nela. Tal convicção sofreu um rude golpe quando foi declarada a Primeira Grande Guerra Mundial. O aeronauta isolou-se na sua casa, nos arredores de Paris, onde sofreu acessos de neurastenia, atribuindo a si a responsabilidade pelo conflito.

   Santos Dumont morreu no dia 23 de julho de 1932, no Guarujá. Desistiu da vida com a mágoa de ver seu invento, criado para servir, sendo usado para destruir o homem.

   Seu coração se encontra no salão nobre da Academia da Força Aérea, em Pirassununga, em um cofre de ouro, para que os oficiais que lá se formam possam sentir sua nobreza e seu pulsar indefinidamente, nos corações de todos os brasileiros.


Fonte: Word Press.


23/10/2018
09:17
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp