UNESCO celebra Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

Notícias

UNESCO celebra Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

Segundo um comunicado, este ano a data estará subordinada ao tema "Mantendo a vigilância sobre o poder: imprensa, justiça e Estado de direito"


Internacionais


"O objetivo é explorar a interação entre o poder judicial e os meios informativos, bem como os seus papéis complementares no fomento da transparência, prestação de contas e a boa governação", indica o texto.

A propósito da celebração, em Accra realiza-se uma conferência internacional com mais de 700 participantes, incluindo representantes de alto nível de sistemas judiciais regionais e nacionais, ministros, chefes de organizações da imprensa, jornalistas e membros da sociedade civil.

Uma questão chave da agenda de trabalhos é a contribuição da imprensa para a prestação de contas por parte dos governos e a transparência dos processos eleitorais.

“Além disso, serão avaliadas as formas de reforçar a capacidade do poder judicial em proteger a liberdade de imprensa e o risco que representam as tentativas de regular a liberdade de expressão no ciberespaço”, precisa o comunicado.

Nesta ocasião, a UNESCO irá também apresentar duas publicações: “Tendências Mundiais da Liberdade de Expressão e Desenvolvimento da imprensa” e “Repensar as políticas culturais”.

O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa foi proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1993, em conformidade com a recomendação da 26ª sessão da Conferência Geral da Unesco, realizada em 1991.

02 Maio de 2018 | 13h49 – ANGOP – Agência Angola Press


03/05/2018
10:19
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp