OMS AINDA NÃO RECOMENDA VACINAÇÃO EM MASSA CONTRA VARÍOLA DOS MACACOS

Notícias

OMS AINDA NÃO RECOMENDA VACINAÇÃO EM MASSA CONTRA VARÍOLA DOS MACACOS

Entidade afirma que dose deve ser aplicada apenas em pessoas com alto risco de exposição


Saúde


A Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizou, nesta 5ª feira (25.ago), o plano de combate à varíola dos macacos. Apesar da doença já ter atingido 96 países, com 41,5 mil casos, a entidade ainda não recomenda a vacinação em massa, uma vez que a produção do imunizante ainda é limitada.

 

Segundo os especialistas, a vacinação contra o vírus é indicada, no momento, apenas para pessoas com alto risco de exposição, como profissionais da saúde e equipes de laboratório. A aplicação também deve incluir homens que fazem sexo com outros homens e outras pessoas que possam estar em risco.

 

"Os programas de vacinação devem ser apoiados por vigilância minuciosa e rastreamento de contatos, e acompanhados por uma forte campanha de informações, farmacovigilância robusta, idealmente no contexto de estudos colaborativos de eficácia de vacinas com protocolos padronizados e ferramentas de coleta de dados", disse a OMS.

 

Até o momento, a doença já resultou em 13 óbitos e foi identificada em 96 países, sendo Estados Unidos, Espanha e Brasil as nações com a maior quantidade de infecções, com 14,5 mil, 5,7 mil e 3,7 mil, respectivamente. Além disso, três casos também já foram identificados em animais de estimação.

 

 

Fonte: SBT News

 


26/08/2022
16:22
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp