20 DE OUTUBRO DIA DO CONTROLADOR DE TRÁFEGO AÉREO.

Notícias

20 DE OUTUBRO DIA DO CONTROLADOR DE TRÁFEGO AÉREO.

"O piloto-comandante é o principal responsável por um voo seguro de uma aeronave.


Variedades


   Mas existem muitas ocasiões que ele não consegue ver outros aviões voando ao seu redor, nem perceber a presença deles. Por esse motivo, a maioria dos países possui um sistema de controle de trafego aéreo.

   Funcionários em terra fazem o monitoramento de cada fase dos voos que operam sob normas de instrumentos (rádios transmissores com antenas direcionais que emitem sinais que orientam as aeronaves).

   A segurança e o controle aéreo um dos fatores mais importantes com relação aos passageiros, além de tudo isso, é preciso garantir que o tráfego aéreo seja extremamente organizado; desta forma os controladores ajudam não só evitar colisões como também evitar os atrasos desnecessários. Essas colisões muitas vezes quando percebidas pelos pilotos podem ser evitadas em questões de segundos.

   Pois, enquanto o piloto cuida de suas funções na cabine de comando, muitos olhos e ouvidos em terra acompanham o voo. E o piloto sempre mantém uma comunicação por rádio com os controladores do aeroporto informando onde pousou ou onde vai pousar, mas também estabelece uma comunicação com os controladores que trabalham em vários pontos do trajeto.

   Nessa era de aeronaves de alta velocidade, monitorar o que o piloto não vê é de extrema importância.

   Podemos concluir que é de total responsabilidade do controle do tráfego aéreo evitar essas situações para um voo com mais qualidade e com maior segurança.

 

Fonte: Portal São Francisco.


19/10/2018
17:09
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp