Sul do País é a região com mais jovens consumindo hambúrguer e macarrão instantâneo.

Notícias

Sul do País é a região com mais jovens consumindo hambúrguer e macarrão instantâneo.

"Os dados são do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional do Ministério da Saúde.


Variedades


   O Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional do Ministério da Saúde apontam que, em 2017, 55% dos adolescentes acompanhados pela atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS) consumiram produtos industrializados, como macarrão instantâneo, salgadinho de pacote ou biscoito salgado. Além disso, 42% deles ingeriram hambúrguer e embutidos e 43%, biscoitos recheados, doces ou guloseimas. Os números foram divulgados em razão do Dia Mundial da Alimentação, lembrado nesta terça-feira (16) e, segundo a pasta, servem de alerta.

   De acordo com o ministério, jovens que apresentam quadro de obesidade aos 19 anos, por exemplo, apresentam 89% de chance de serem obesos aos 35 anos – daí a importância, segundo o próprio governo, de se investir em uma alimentação saudável e adequada ainda na infância e na adolescência.

   Os dados revelam que o Sul é a região do país com a maior quantidade de jovens consumindo hambúrguer e embutidos e também macarrão instantâneo, salgadinho de pacote e biscoito salgado, com 54% e 59%, respectivamente. 

   Dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar, citados pela pasta, mostram que 7,8% dos adolescentes nas escolas com idade entre 13 e 17 anos estão obesos. O problema é maior entre os meninos (8,3%) do que entre as meninas (7,3%). Os números também apontam que 8,2% dos adolescentes com idade entre 10 e 19 anos atendidos na atenção básica em 2017 são obesos. Segundo interlocutores do ministério da saúde, os maus hábitos à mesa têm refletido na saúde e no excesso de peso dos adolescentes.

Fonte: Ag.Brasil/Bem Paraná.


19/10/2018
09:03
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp