INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS AGRÍCOLAS DEVE CRESCER 9% EM 2022

Notícias

INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS AGRÍCOLAS DEVE CRESCER 9% EM 2022

Valorização das commodities agrícolas e expansão do meio monetário contribuem para o bom momento


Agro


A Administração da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) divulgou nesta semana uma projeção animadora para o setor. Isso porque a expectativa da entidade é para o crescimento da indústria de implementos e máquinas agrícolas neste ano, com avanço de 9% no comparativo com o consolidado de 2021.

De acordo com comunicado divulgado pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), o setor de máquinas agrícolas deve crescer em torno de 9% em 2022. A entidade divulgou, no fim de junho, um balanço dos dados de desempenho do setor durante os cinco primeiros meses do ano até agora.

 

Em entrevista coletiva à imprensa, o presidente da Abimaq, João Carlos Marchesan, afirmou que o setor agrícola encara duas realidades em 2022. De um lado, os preços das commodities continuam sendo embarcados a preços elevados. De outro, há um aumento expressivo dos custos por causa dos insumos, que em grande parte são precificados em dólar.

 

Apesar disso, Marchesan conclui que a “queda de braços” entre as duas frentes deverá ter um saldo positivo para o setor em termos de investimentos em máquinas agrícolas. Para o mandatário da Abimaq, a expectativa para o segmento é de aumento de áreas de plantio e de uma colheita de no mínimo 350 milhões de toneladas de grãos da safra que começa a ser plantada em setembro.

 

 “Pegamos três anos positivos em função de tudo o que aconteceu, com a valorização das commodities agrícolas, expansão do meio monetário no mundo todo, o que movimentou o consumo de alimentos e assim por diante. Tivemos a covid, mas isso não atrapalhou e crescemos bastante no ano passado. Para este ano prevemos crescer por volta de 9%”, afirmou Marchesan na coletiva.

 

 

Nesse sentido de evolução do mercado nacional de maquinários voltados ao agronegócio, a associação divulgou que o faturamento líquido do setor em maio cresceu 18,6% em comparação com o mês anterior. No intervalo de um ano — ou seja, na comparação com maio de 2021 — o resultado de agora também foi positivo: avanço de 3,6%.

 

Os resultados têm animado empresas do setor de máquinas agrícolas. Em nota encaminhada ao Canal Rural, a Casale Equipamentos, empresa da área de misturadores para ração de gado e que tem Mário Casale como CEO, reforça seu interesse em evoluir no mercado ainda este ano. A perspectiva da corporação é crescer mais de 30% em 2022 (isso no comparativo com os balanços do ano anterior).  “[Trata-se] de úmero superior às previsões para o mercado, além de ter perspectivas para se tornar uma multinacional até 2024”, informa a equipe de comunicação da corporação.

 

 

Fonte:  Agencia RadioWeb


09/08/2022
17:06
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp