Um terço dos usuários de cartão de crédito desconhece valor da fatura.

Notícias

Um terço dos usuários de cartão de crédito desconhece valor da fatura.

"Atrasos no cartão de crédito podem custar caro. Mesmo assim, boa parte dos usuários dessa modalidade de crédito desconhece o valor da fatura do mês anterior.


Variedades


   É o que aponta o Indicador de Uso do Crédito apurado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

   Um terço dos consumidores (33%) que usaram cartão de crédito em agosto não sabe quanto gastou. Entre os que se lembram do valor que desembolsaram, a fatura média foi de R$ 882.  Além disso, cerca de 25%, entraram no rotativo e 74% pagaram o valor integral da fatura — percentual que cai para 64% nas classes C e D. 

   O levantamento constatou ainda que metade (50%) dos tomadores de empréstimos e financiamentos atrasaram, em algum momento, parcelas da dívida, sendo que 21% ainda estão com prestações pendentes. A sondagem mostra também que quatro em cada dez consumidores (42%) recorreram a algum tipo de crédito em agosto, número próximo da média dos últimos 12 meses. A modalidade mais mencionada foi o cartão de crédito, citado por 35%. Em seguida, aparece o crediário (9%), o limite do cheque especial (7%) e os empréstimos (6%).

   Para os economistas do SPC Brasil, o uso do crédito exige cuidados e não pode funcionar  como complemento da renda. “A falta de disciplina no controle do orçamento acaba provocando uma desoganização tamanha que, em muitos casos, o consumidor precisa recorrer a renegociações que levam muitos meses para quitar, comprometendo parte do orçamento por um bom tempo”.


Fonte: Bem Paran.


18/10/2018
08:26
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp