Dia da Música Popular Brasileira.

Notícias

Dia da Música Popular Brasileira.

"17 de Outubro dia da música popular brasileira.


Variedades


   Pode-se dizer que a música popular brasileira (MPB) é uma das mais ricas do mundo: são 16 estilos musicais, que vão das marchinhas de carnaval de Chiquinha Gonzaga até o fenômeno da bossa nova na década de 60. As pessoas, erroneamente, só associam música popular brasileira a artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil ou Chico Buarque. Logicamente, esses são ícones da música brasileira, mas a definição de MPB não para por aí. MPB é tudo o que de mais autêntico existir em nossa música. Para identificarmos os traços de nossa identidade, devemos procurar nossas diferenças, aquilo que é peculiar aos olhos estrangeiros. Mas é principalmente a mistura de diversas influências que tornam a música popular brasileira tão respeitada e única.

   Quando os portugueses embarcaram aqui, já encontraram os índios e sua música, mas a rigor considera-se o início da música popular a partir do ano de 1550.

   A música popular brasileira (MPB) surgiu no período colonial, quando brancos, índios e negros integraram os ritmos. Para o crescimento da música popular brasileira, dois avanços foram determinantes. Primeiramente, a mudança do sistema de gravação mecânica para a gravação elétrica, o que permitia o registro fonográfico de vozes de curta extensão, mas cheias da malícia que o samba exigia. A segunda foi o aparecimento e a espantosa difusão do primeiro veículo de comunicação de massa de nossa história, o rádio.

   No Brasil, os anos 30 e 40 (e parte dos anos 50) ficaram conhecidos como ?A Era do Rádio?.


Fonte: Portal São Francisco.


17/10/2018
08:13
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp