Região Sul é a única do Brasil que utiliza cartão com frequência.

Notícias

Região Sul é a única do Brasil que utiliza cartão com frequência.

"A região Sul é a única do Brasil onde o uso de cartão de crédito e de débito é mais frequente que o de dinheiro vivo.


Brasil


    A constatação é da pesquisa “O Brasileiro e sua Relação com o Dinheiro”, divulgada em julho deste ano pelo Banco Central. Entre os meios de pagamentos utilizados com maior frequência, 18,2% dos sulistas citam o cartão de crédito e 35,8%, o cartão de débito. Juntas, as duas modalidades somam 54% no Sul como mais utilizadas para efetuar pagamentos, enquanto 44,8% mencionam o dinheiro em espécie para essas negociações.

   Como explica o coordenador do curso de Gestão Financeira do Centro Universitário Internacional Uninter, Daniel Cavagnari, uma das questões que influencia na escolha da forma de pagamento é a renda per capita. Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – os três da região Sul - estão entre os cinco estados com a maior renda média do país.

   Outro dado importante e que certamente contribui para o maior uso de cartões por parte dos sulistas é o hábito de consumo. Os três estados da região Sul estão entre os sete que mais fazem compras on-line. As negociações pela internet têm como característica específica o uso de meios de pagamento eletrônicos e, raramente, são efetuadas via boleto.

   Vale lembrar, no entanto, que o uso descontrolado do cartão pode contribuir para o aumento da inadimplência, já que os limites não medem a real capacidade de pagamento do usuário. Já o dinheiro em espécie tem a vantagem do pagamento imediato e com uma liquidez praticamente de 100%. As desvantagens ficam por conta da possibilidade de roubo ou perda e a necessidade de troco a cada operação.

 

Fonte: Bem Paraná.


15/10/2018
08:32
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp