70% dos brasileiros com mais de 50 anos têm doença crônica.

Notícias

70% dos brasileiros com mais de 50 anos têm doença crônica.

"Levantamento feito pela Fundação Oswaldo Cruz de Minas Gerais mostra que 7 entre 10 brasileiros com mais de 50 anos têm alguma doença crônica.


Brasil


   O estudo, realizado com base em entrevistas feitas em 70 municípios das cinco regiões do País, revela que 40% dos entrevistados idosos apresentam uma doença de longa duração e 30%, duas ou mais. A hipertensão é a mais comum, seguida por problemas na coluna, colesterol alto e catarata. A última afeta 1 entre cada 4 brasileiros com mais de 50 anos.

   Batizado de Estudo Longitudinal da Saúde dos Idosos Brasileiros, o trabalho lançado nesta segunda-feira integra uma rede internacional de pesquisas sobre o envelhecimento. Atualmente, o País apresenta 29,3 milhões de idosos. A expectativa é a de que, em 2030, o número de idosos deva superar o de crianças e adolescentes.

   O conjunto dos estudos brasileiros sobre envelhecimento mostra ser alta a ocorrência de várias doenças associadas na população acima dos 50 anos. Dois a cada três entrevistados apresentavam duas doenças ou mais.


Fonte: Portal Terra / Estadão Conteúdo.


15/10/2018
08:28
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp