HOJE É O ÚLTIMO DIA PARA GESTORES PARANAENSES INDICAREM MUNICÍPIOS BENEFICIADOS PELO PROGRAMA CUIDA MAIS BRASIL

Notícias

HOJE É O ÚLTIMO DIA PARA GESTORES PARANAENSES INDICAREM MUNICÍPIOS BENEFICIADOS PELO PROGRAMA CUIDA MAIS BRASIL

Gestores devem indicar ao Ministério da Saúde localidades que receberão incentivos financeiros para o atendimento materno-infantil no SUS


Política


Hoje é o Último dia para os gestores de saúde do estado do Paraná indicarem quais municípios, das 22 regiões de saúde paranaenses, que vão receber recursos do Cuida Mais Brasil. O programa do Ministério da Saúde prevê a distribuição de mais de 169 milhões de reais entre os estados e o DF para fortalecer a atenção materna e infantil no SUS.

  

Hoje também encerra o prazo para que, a Comissão Intergestores Bipartite do Paraná, que é o grupo de representantes das secretarias de saúde estadual e dos municípios, enviar ao ministério resolução com a indicação das localidades a serem habilitadas no programa e quais os valores a serem repassados para cada uma. 

 

 

Regiões de saúde do Paraná (lista)

 

?    1ª RS Paranaguá

?    2ª RS Metropolitana

?    3ª RS Ponta Grossa

?    4ª RS Irati

?    5ª RS Guarapuava

?    6ª RS União da Vitória

?    7ª RS Pato Branco

?    8ª RS Francisco Beltrão

?    9ª RS Foz do Iguaçu

?    10ª RS Cascavel

?    11ª RS Campo Mourão

?    12ª RS Umuarama

?    13ª RS Cianorte

?    14ª RS Paranavaí

?    15ª RS Maringá

?    16ª RS Apucarana

?    17ª RS Londrina

?    18ª RS Cornélio Procópio

?    19ª RS Jacarezinho

?    20ª RS Toledo

?    21ª RS Telêmaco Borba

?    22ª RS Ivaiporã

 

Previsto para 2022, esse incentivo financeiro será destinado para aumentar a atuação de médicos pediatras e ginecologistas-obstetras junto às equipes de Saúde da Família e de Atenção Primária, e assim qualificar o cuidado integral à saúde de gestantes  e crianças.

 

A intenção do Ministério da Saúde é qualificar a atenção realizada pelas equipes de saúde nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em todo Brasil.

 

“Na Atenção Primária à Saúde, a ideia é que a gente reforce não só quantitativamente, mas também qualitativamente. Nos lugares onde já existem esses profissionais, esse incentivo vai apoiar financeiramente os municípios a ampliarem esse acesso que já existe atualmente”, explica a diretora do Departamento de Saúde da Família do Ministério da Saúde, Renata Maria de Oliveira Costa.

 

Os incentivos financeiros variam entre entre o piso de R$ 108.684,32 e o teto de R$ 489.314,42. A indicação dos valores para cada região de saúde levará em conta o total da população estimado pelo IBGE em 2021, o perfil geográfico e a proporção de médicos pediatras e ginecologistas-obstetras registrados no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde. 

 

Até o fim de junho, o Ministério da Saúde deverá publicar os primeiros municípios habilitados do Cuida Mais Brasil para receber os incentivos. 

 

CUIDA MAIS BRASIL: como serão calculados os valores para cada região de saúde?

 

?    Quantitativo populacional estimado pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística - IBGE para o ano de 2021;

?    Perfil geográfico predominante conforme a tipologia rural-urbana do IBGE;

?    Proporção de médicos pediatras e médicos ginecologistas-obstetras registrados no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES).

 

CUIDA MAIS BRASIL: o que é?

 

O Cuida Mais Brasil é um programa do Ministério da Saúde que vai garantir investimentos para qualificar a assistência à saúde materna e infantil com a atuação de médicos pediatras e ginecologistas/obstetras na Atenção Primária à Saúde (APS). A iniciativa tem como foco garantir a saúde integral da mulher desde a gravidez até o acompanhamento de crianças recém-nascidas e o cuidado com a infância. Por meio de ações complementares busca-se ampliar o número de profissionais junto às equipes de Saúde da Família e Atenção Primária à Saúde, além de aumentar a qualidade dos processos de trabalho e o olhar clínico voltado à saúde materno-infantil. 

 

 

 Fonte: Brasil 61


14/06/2022
17:17
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp