COMISSÃO DE SEGURIDADE APROVA PROJETO QUE AUTORIZA FIOCRUZ A FORNECER REMÉDIOS PARA DEPRESSÃO

Notícias

COMISSÃO DE SEGURIDADE APROVA PROJETO QUE AUTORIZA FIOCRUZ A FORNECER REMÉDIOS PARA DEPRESSÃO

A Fiocruz já oferece medicamentos para hipertensão arterial, diabetes mellitus e asma


Saúde


A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou projeto que autoriza a Fundação Oswaldo Cruz a oferecer gratuitamente medicamentos para o tratamento da depressão. A proposta altera a lei que permitiu à Fiocruz fornecer medicação de forma gratuita ou a baixo custo por meio do programa Farmácia popular.

 

De acordo com o texto, a Fundação fica autorizada a colocar à disposição de forma gratuita remédios para o tratamento de transtorno depressivo e também de episódios depressivos. Atualmente, a Fiocruz já oferece medicamentos para hipertensão arterial, diabetes mellitus e asma.

 

A relatora da proposta na Comissão, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), manifestou-se a favor do projeto e garantiu haver feito consulta prévia à Fundação Oswaldo Cruz, que teria atestado a capacidade de fornecer os medicamentos. Jandira Feghali, que é médica cardiologista, ressaltou que a pandemia de Covid-19 tornou a população mais exposta a desenvolver doenças psicológicas.

 

“É certo, como bem apontado no projeto de lei ora em análise, que haverá um aumento considerável de transtornos mentais, não apenas em decorrência da infecção do sistema nervoso central da pessoa doente pelo novo coronavírus, como também pelas mortes ocorridas que destruíram famílias inteiras no intervalo de poucas semanas e também das próprias medidas de enfrentamento, como a determinação de manter o distanciamento social – sem mencionar os efeitos indiretos, por exemplo, o aumento do desemprego e a queda da renda familiar, que sabidamente são fatores de risco para transtornos mentais.”

 

O projeto que prevê a distribuição gratuita de remédios contra depressão pela Fiocruz ainda precisa passar pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça. E, se aprovado na Câmara, deve seguir para análise do Senado.

 

Fonte: Rádio Câmara


25/05/2022
16:38
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp