CÂMARA PODE VOTAR NESTA 3ª FEIRA REDUÇÃO DO ICMS DOS COMBUSTÍVEIS

Notícias

CÂMARA PODE VOTAR NESTA 3ª FEIRA REDUÇÃO DO ICMS DOS COMBUSTÍVEIS

No Senado, presidente da Casa disse que levaria o tema para debate com os líderes partidários


Economia


Foi anunciada para esta 3ª feira (24.maio), a votação no plenário Câmara do Projeto de Lei Complementar (18/22), que desonera as tarifas de energia, telecomunicações e transportes. O deputado Danilo Forte (União-CE), autor do texto, afirma que a proposta vai reduzir o preço final das contas de luz e dos valores cobrados pelos combustíveis ao limitar em 17% o ICMS para esses bens. "Automaticamente, você já vai ter uma diminuição do preço final tanto na bomba, quanto na conta de energia", explicou o parlamentar.

 

A análise da proposta já é debatida também no Senado. Na semana passada, o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), destacou que levaria a discussão para os líderes. Tema que, segundo ele, "pode contribuir para a redução do impacto dos tributos estaduais sobre o preço dos combustíveis". A declaração foi feita por meio de postagem no Twitter de Pacheco. 

 

O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), anunciou a data de apreciação do projeto, mas, antes da sessão, foi convocada uma reunião de líderes para debater a proposta. O texto é uma das apostas para tentar resolver a alta dos preços no país, uma vez que, os valores cobrados por energia e combustíveis afetam toda a cadeia produtiva.

 

O Imposto sobre Circulação de Bens e Serviços (ICMS) é o tributo estadual, e o Projeto de Lei Complementar 18/22 define um limite para a tributação de bens considerados essenciais. "Combustível e energia são fundamentais, inclusive, na formação de outros preços e, hoje, são os dois maiores estimuladores da cadeia inflacionária do Brasil", ressaltou Forte. O regime de urgência, que acelera a tramitação da proposta, já foi aprovado pelos deputados.

 

Fonte: SBT News


24/05/2022
15:49
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp