Número de paranaenses com contas em atraso cai 29,5%.

Notícias

Número de paranaenses com contas em atraso cai 29,5%.

"O percentual de famílias com contas em atraso baixou de 29,5% em agosto para 27,5% em setembro e o Paraná figura na 12ª posição nacional neste aspecto.


Estadual


   A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), apurada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), mostra que o percentual de famílias endividadas no Paraná ficou em 89,4% em setembro, praticamente o mesmo percentual observado em agosto (89,1%). Em relação a setembro do ano passado, a parcela de famílias com dívidas também se manteve estável (89,6%).

   A média nacional de endividamento ficou em 60,7% em setembro. Ainda que o Paraná figure entre os estados com maior número de endividados do país, isso se deve justamente à segurança no mercado laboral e à situação econômica do estado. No mês de agosto, foram gerados mais de 10 mil novos postos de trabalho Paraná, o que corresponde a 9% das admissões do país, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). A certeza de um salário ou renda no fim do mês motiva o consumidor a comprar mais, principalmente de forma parcelada. Assim, muitas das situações descritas como endividamento dizem respeito a compras a prazo, tanto que o tempo médio de endividamento dos paranaenses é de 6,6 meses. 

   O cartão de crédito continua como o principal motivo de endividamento dos consumidores paranaenses, com 70% de utilização no mês de setembro. Verifica-se, no entanto, uma redução na comparação com o mês de agosto, quando o cartão de crédito foi mencionado por 74,3% dos endividados. 

   Em seguida ficou o crédito imobiliário, com 10,5%. Esse percentual era de 8,3% em agosto. O financiamento de veículo correspondia a 10,1% das dívidas em setembro. Em agosto era 9,2%. 


Fonte: Bem Paraná.


05/10/2018
18:02
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp