Celepar inaugura nesta quarta-feira usina fotovoltaica que gera energia para consumo próprio.

Notícias

Celepar inaugura nesta quarta-feira usina fotovoltaica que gera energia para consumo próprio.

"O projeto de eficiência energética da Celepar está em sintonia com os ODS, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.


Estadual


   A Celepar, Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná, inaugura nesta quarta-feira, às três e meia da tarde, a usina fotovoltaica que vai gerar energia para a própria empresa. A planta de microgeração distribuída terá produção média de 80 megawatts-hora por ano, permitindo uma economia anual superior a 60 mil reais, além de gerar energia limpa, segura e renovável.

   A usina conta com 192 painéis de 2 metros quadrados, com potência total instalada de aproximadamente 60 quilowatts-pico, o que a coloca como a segunda maior de Curitiba. A geração diária equivale à demanda de 45 residências. Os equipamentos foram dispostos de maneira a otimizar o aproveitamento do sol, num espaço total de 384 metros quadrados.


   A energia gerada será totalmente consumida pela Celepar. Se houver produção excedente, ela pode ser injetada na rede da Copel e consumida pela Companhia, através do mecanismo previsto no sistema de compensação de energia da Agência Nacional de Energia Elétrica.

   O investimento de 446 mil reais deve ser recuperado em aproximadamente sete anos, o que é considerado um curto período se comparado à vida útil de 25 anos dos equipamentos.


05/10/2018
08:38
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp