MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL LANÇA INFORMATIVOS

Notícias

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL LANÇA INFORMATIVOS

Publicações foram lançadas na abertura da 23ª edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios e visa divulgar o funcionamento do Sistema Integrado de Informações sobre


Tecnologia


O Ministério do Desenvolvimento Regional lançou  duas publicações informativas na abertura da 23ª edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, iniciada nessa segunda-feira (25.

O material impresso será distribuído até esta quinta-feira (28).

 

 O primeiro produto é um folder com orientações objetivas sobre o funcionamento do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres.

 

A plataforma digital é utilizada para elaborar Planos de Contingência, registrar desastres ocorridos no município/estado, solicitar o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública, solicitar recursos federais a partir da elaboração de formulários on-line, consultar e acompanhar as solicitações de reconhecimento e de repasses para ações de resposta e de recuperação e buscar informações sobre recorrências de desastres com base em dados oficiais.

 

 

O folder traz, ainda, informações sobre uma série de cursos a distância oferecidos pela Defesa Civil Nacional para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres , a partir do Plano de Capacitação Continuada em Proteção e Defesa Civil. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo.

 

 O material aborda, também, a criação de um banco com 84 boas práticas adotadas por coordenadorias municipais e estaduais e que servem de exemplo e de incentivo para outras defesas civis. As boas práticas são de simples implementação, de baixo custo e apresentam resultados consistentes, replicáveis e adaptáveis a outras realidades.

 

O segundo produto lançado pela Defesa Civil é um folheto complementar com informações sobre as solicitações de reconhecimento de situação de emergência e de recursos federais a partir do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. O material traz códigos que dão acesso a vídeos explicativos e dúvidas sobre o assunto.

 

 

 

Fonte: Rede Nacional de Rádio em Brasília


27/04/2022
17:09
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp