COM BIM, DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS HABITACIONAIS SERÁ MAIS EFICIENTE NO PARANÁ

Notícias

COM BIM, DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS HABITACIONAIS SERÁ MAIS EFICIENTE NO PARANÁ

Cohapar, responsável pelas políticas habitacionais em nível estadual, investiu em infraestrutura, novos equipamentos e treinamento de equipe. Ferramenta permitirá a redução do tempo de análise e dos custos, além de mais eficiência no uso de materiais e mão de obra.


Tecnologia


A Cohapar concluiu nesta semana, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Logística, mais uma capacitação sobre a metodologia BIM. A ferramenta, que está em fase final de implantação na companhia, vai auxiliar na elaboração e análise de projetos, orçamento de materiais, gestão e fiscalização das obras, com a redução do desperdício de material e mão de obra.

 

Sigla para Building Information Modeling, ou Modelagem de Informações de Construção, em português, o BIM permite aos especialistas da área projetar empreendimentos com mais rapidez, precisão e de forma integrada, prevendo na etapa de planejamento situações envolvendo a construção, manutenção e uso dos empreendimentos, o que previne problemas e reduz custos em médio e longo prazo.

 

 “A disseminação do BIM vem sendo desenvolvida pela SEIL e nós estamos trabalhando neste projeto-piloto dentro da Cohapar”, explica o diretor de Programas e Projetos da companhia, Luis Werlang. “Com o uso da metodologia, será possível aprimorar tecnologias, compatibilizar projetos, criar, utilizar e atualizar modelos digitais de uma construção de um modo mais colaborativo”.

 

INVESTIMENTOS – O workshop promovido pela SEIL faz parte de uma série de ações adotadas pela Cohapar para adoção do modelo BIM em todas as suas novas contratações. Além dos treinamentos para a equipe técnica em parceria com órgãos estaduais e instituições de ensino, a empresa investiu na construção de um laboratório de pesquisa e desenvolvimento, computadores com alta capacidade de processamento e softwares de modelagem 3D.

 

De acordo com o superintendente de Programas da Cohapar, Kerwin Kuhlemann, que preside o grupo de trabalho interno sobre o BIM, as adequações realizadas pela companhia já começam a surtir efeito prático nas novas licitações.

 

“No final de 2021, tivemos as primeiras licitações dentro da modelagem BIM, que são três condomínios para idosos, em Guarapuava, Campo Mourão e Arapongas, o que é um marco histórico na companhia. Entendemos que isso vai modernizar e dar agilidade aos nossos processos a partir da integração dos aspectos de arquitetura engenharia”, destacou Kuhlemann.

 

LEGISLAÇÃO – O decreto estadual 10.086, assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior em janeiro, prevê o uso obrigatório do BIM na execução e fiscalização de obras estaduais a partir de 2023. Em âmbito nacional, apenas projetos habitacionais desenvolvidos dentro da metodologia poderão ser financiados com recursos federais, conforme estabelecido pelo decreto federal 10.306/2020.

 

No Paraná, a metodologia começou a ser implantada por iniciativa da SEIL, com adesão da Cohapar a partir de 2020, com o intuito de melhorar a gestão de projetos e obras públicas com foco em governança e inovação. O objetivo é atuar na superação dos desafios de planejamento, monitoramento e controle nas obras públicas, com impactos econômicos, sociais e ambientais positivos.

 

 

Fonte: AEN

 


04/04/2022
11:39
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp