EDUARDO LEITE DECIDE RENUNCIAR AO MANDATO DE GOVERNADOR DO RS

Notícias

EDUARDO LEITE DECIDE RENUNCIAR AO MANDATO DE GOVERNADOR DO RS

Anúncio também incluiu permanência no PSDB; movimento permite que Leite esteja apto a concorrer a outros cargos nas eleições de outubro


Política


Após semanas de indefinição a respeito de seu futuro político, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite anunciou nesta segunda-feira (28) que vai renunciar ao cargo. O comunicado da decisão foi feito em entrevista coletiva, no Palácio Piratini.

 

— Vou renunciar ao poder para não renunciar à política — disse Leite em um vídeo apresentado antes do início da coletiva.

 

O governador também anunciou que vai permanecer filiado ao PSDB, segundo informações, ele estava avaliando a possibilidade de migrar para o PSD. O movimento, ou seja, a renúncia, permite que Leite esteja apto a concorrer a outros cargos nas eleições de outubro, inclusive a presidente da República.

 

Com a renúncia de Leite, assume o comando do governo gaúcho o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, que acumula a função de secretário da Segurança Pública desde o início da gestão. Ranolfo é pré-candidato a governador pelo PSDB.

 

Leite é o primeiro governador desde Pedro Simon (MDB), em 1990, renunciar ao cargo faltando meses para o final do mandato. Na ocasião, Simon afastou-se para concorrer ao Senado.

 

Quem é o novo governador

Natural de Esteio (07/04/1966), Ranolfo Vieira Júnior é servidor público há 36 anos. É casado com Sônia há 26 anos e pai de três filhos: Guilherme, Gustavo e Gabriela. Formado em Direito pela Unisinos (1996), ingressou na Polícia Civil em 1998, como delegado. Começou a carreira em Rio Grande, no sul do RS.

 

Dirigiu o Departamento Estadual de Investigações Criminais por seis anos e foi chefe de Polícia do RS por quatro anos, no governo de Tarso Genro (PT). Nesse período, criou o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e presidiu o Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil.

 

Foi secretário de Segurança Pública de Canoas entre 2017 e 2018. É professor licenciado da Ulbra, instituição onde lecionou por 14 anos. Também foi professor da Academia da Polícia Civil por 10 anos. Desde 2019, assume como vice-governador e secretário de Segurança Pública.

 

 

 Fonte: Gaúcha Zero hora


29/03/2022
16:18
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp