Combustível fóssil terá auge de consumo em 2023.

Notícias

Combustível fóssil terá auge de consumo em 2023.

"O preço de referência global do petróleo atingiu sua máxima em quatro anos no último dia 24 de Setembro.


Variedades


   Mas os dias de preocupação com a oscilação do valor do combustível estão contados, segundo estudo da Consultoria Carbon Tracker. 

   A consultoria calcula que a energia gerada por combustíveis fósseis no mundo deverá atingir seu pico máximo em 2023. A partir daí, passará a cair e dar lugar a fontes renováveis. 

   A transição será resultado, principalmente, de ganhos de eficiência energética (que vão reduzir o consumo total)e do barateamento das fontes renováveis (como a eólica e a solar), que nos últimos anos se tornaram competitivas em relação às fontes de origem fóssil.

   Segundo o relatório, esse pico de consumo poderá variar entre 2020 e 2030 ?a depender do ritmo de expansão das fontes renováveis e do crescimento da economia global.

   A consultoria aponta quatro fases nesse processo: a primeira, que estaríamos vivendo atualmente, é a da inovação. Em seguida, vem o pico. A partir de 2030, o cenário se inverteria: as fontes renováveis superariam as fósseis, e a mudança passaria a ser mais rápida até que, em 2050, na última etapa, mais de 50% da demanda global passaria a ser atendida por fontes limpas.

 

Fonte: Bem Paraná.


01/10/2018
08:14
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp