6 em 10 brasileiros não sabem o que é insuficiência cardíaca, revela estudo.

Notícias

6 em 10 brasileiros não sabem o que é insuficiência cardíaca, revela estudo.

"O transplante de coração é opção aos pacientes com insuficiência cardíaca.


Brasil


   A dificuldade de um coração bombear sangue para o resto do corpo é uma doença que afeta 3 milhões de brasileiros. Embora mais letal do que o câncer de próstata e de mama, a enfermidade segue desconhecida do brasileiro: pesquisa inédita divulgada nesta quinta-feira (27), pelo laboratório Novartis revela que 62% da população não sabem o que é insuficiência cardíaca. 

   Esse nível de desconhecimento pode ser ainda maior. O estudo, produzido pela Ipsos (um instituto francês de pesquisa), informa que apenas 2% de quem declarou conhecer a doença souberam descrevê-la corretamente.

   Outros 33% acreditam que a enfermidade tem cura, o que não é verdade. O desconhecimento da população é tamanho que 35% dos brasileiros acreditam que o câncer de mama (23%) e de próstata (12%) são mais letais do que a insuficiência cardíaca.

   Outro dado alarmante é a falta de cuidados preventivos por parte dos brasileiros. Metade da população nunca foi ao cardiologista e 12% das pessoas com mais de 45 anos não pisou em um consultório nos últimos 10 anos.

   A doença é mais frequente entre os homens, principalmente pela maior incidência de doenças coronarianas, como infarto e hipertensão não tratada.

   O instituto estima em R$ 22 bilhões os custos dessa enfermidade para os cofres públicos. O cálculo leva em conta as despesas para o sistema de saúde e a redução da produtividade da população economicamente ativa.

   O estudo ouviu em domicílio 1.200 pessoas com mais de 16 anos em 72 municípios do Brasil. A margem de erro é de 3 pontos percentuais afirma o cardiologista, que também é diretor do MEDCOR Centro Cardiológico.


Fonte: Calendarr


28/09/2018
16:00
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp