ESCOLA FAZENDÁRIA DESTINA 20 MIL CARTILHAS SOBRE EDUCAÇÃO FISCAL PARA ALUNOS DE ESCOLAS ESTADUAIS

Notícias

ESCOLA FAZENDÁRIA DESTINA 20 MIL CARTILHAS SOBRE EDUCAÇÃO FISCAL PARA ALUNOS DE ESCOLAS ESTADUAIS

Projeto desenvolvido pelo Governo do Estado tem como objetivo principal levar de forma lúdica a conscientização sobre a função social do tributo e o controle social sobre a aplicação dos recursos arrecadados.


Educação


Levar a cultura da cidadania fiscal para as salas de aula é o foco do projeto que está sendo implementado pelo Governo do Estado, por meio das secretarias estaduais da Fazenda e da Educação e do Esporte. Nesta quinta-feira (24), a Escola Fazendária do Paraná entregou ao Departamento de Programas para Educação Básica, da Secretaria de Educação, aproximadamente 20 mil cartilhas didáticas com a abordagem de dois temas: “De olho na cidade” e “Que nem gente grande”.

 

As cartilhas serão distribuídas exclusivamente aos estudantes de 6° e 7° anos das escolas de ensino público e serão utilizadas como apoio pedagógico em sala de aula. O projeto Educação Fiscal nas Escolas tem como objetivo principal levar, de forma lúdica e orientativa, a conscientização sobre a função social do tributo e o controle social sobre a aplicação dos recursos arrecadados e seu funcionamento de modo geral.

 

 “O projeto vem com a premissa de explicar de forma didática e educativa a função tributo, que pode e deve ser utilizado para promover as mudanças e reduzir as desigualdades sociais”, esclareceu a coordenadora do Grupo de Educação Fiscal do Paraná, Nilce Nascentes. 

 

MAIS AÇÕES - Ao longo de 2022, serão desenvolvidos também vídeos educacionais com temáticas específicas relacionadas à educação fiscal que serão incluídas no ano letivo dos alunos dos ensinos fundamental e médio da rede pública do Estado. 

 

"Atualmente, todos os estudantes da rede têm acesso a conteúdos relacionados à Educação Financeira. É neste contexto que pensamos a importância desse material lúdico para iniciar os conteúdos de Educação Financeira com os pequenos, através da Educação Fiscal", disse a diretora do Departamento de Programas para Educação Básica, Cristiane Jakymiu.

 

O PROJETO - O projeto de Educação Fiscal na Secretaria de Fazenda está institucionalizado desde 1997, em consonância com as diretrizes do Programa Nacional de Educação Fiscal. As ações desenvolvidas fundamentam-se em algumas linhas para o exercício da cidadania fiscal, como a função social do tributo para a garantia dos serviços públicos (educação, saúde e segurança) e incentivo à participação democrática e ao controle social sobre a correta aplicação dos recursos arrecadados através dos tributos.

 

Na Fazenda, os trabalhos estão sob a coordenação da Escola Fazendária do Paraná e buscam trazer novas alternativas na disseminação dos conteúdos com foco nas ferramentas digitais.

 

Fonte: AEN

 


26/02/2022
11:25
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp