Projeção aponta que Brasil deverá importar soja dos Estados Unidos para suprir mercado interno

Notícias

Projeção aponta que Brasil deverá importar soja dos Estados Unidos para suprir mercado interno

"Ainda não há confirmação de negócios do Brasil com os EUA.


Brasil


   O Brasil deverá exportar um recorde de cerca de 80 milhões de toneladas de soja em 2018, contando com uma forte demanda da China, mas também terá de realizar atípicas importações da oleaginosa dos Estados Unidos para atender o mercado interno, de acordo com avaliação da Agribrasil, empresa que atua na originação de grãos.

   A conta da Agribrasil para a exportação do país considera o total já embarcado, a programação de navios e a expectativa de exportações entre outubro e dezembro.

   Contudo, o Brasil teria de importar cerca de 1 milhão de toneladas de soja dos EUA, que não estão vendendo quase nada para a China desde que Pequim, em guerra comercial com Washington, implantou em julho uma tarifa de 25 por cento sobre a oleaginosa norte-americana.

   Com uma safra recorde de soja sendo colhida nos Estados Unidos e o Brasil com estoques pequenos após exportações recordes, principalmente para a China, o mercado tem especulado já há algum tempo sobre compras brasileiras nos EUA.

   Anteriormente, a possibilidade de compras de soja norte-americana já havia sido comentada pela associação de exportadores do país, a Anec.


26/09/2018
08:41
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp