GOVERNADOR APRESENTA NOVA FERROESTE E PARQUES URBANOS AO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE

Notícias

GOVERNADOR APRESENTA NOVA FERROESTE E PARQUES URBANOS AO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE

Em reunião em Brasília governador do paraná apresentou ações do estado


Estadual


   O governador Carlos Massa Ratinho Junior se reuniu nesta quinta-feira, em Brasília, com o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, e com presidente do Ibama, Eduardo Bim, para debater o projeto da Nova Ferroeste, estrada de ferro que ligará Maracaju, no Mato Grosso do Sul, ao Porto de Paranaguá, no litoral paranaense. Ele também apresentou as ações do programa Parque Urbanos, que investe 72 milhões de reais para criação de espaços de proteção e lazer em áreas degradas de 63 municípios. Ratinho Junior pediu celeridade nas audiências públicas que vão ratificar o projeto do modal ferroviário, uma das últimas etapas antes de levar o projeto a leilão na Bolsa de Valores.

   Protocolados em novembro no Ibama, o Estudo e o Relatório de Impacto Ambiental foram aceitos pelo órgão ambiental em janeiro deste ano. Após esse primeiro passo e a formalização de algumas entregas do relatório aos municípios envolvidos, o Ibama deve fazer uma nova publicação no Diário Oficial da União, na qual vai indicar o início do prazo de 45 dias para a realização das audiências públicas. Ratinho Junior também mostrou ao ministro do Meio Ambiente o programa Parques Urbanos, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, em parceria com o Instituto Água e Terra e as prefeituras paranaenses. Criada em 2019, a iniciativa pretende incentivar a criação de parques em regiões de fundo de vale ou áreas com ações erosivas. Segundo o governador, além do lazer e conservação ambiental, esses novos espaços podem ser potenciais turísticos para os municípios.

   Dos 63 convênios assinados junto aos municípios, três prefeituras já inauguraram os parques urbanos, em Araruna, Maringá e Guaíra. Outros nove foram finalizados, 32 estão em execução e 19 estão na fase de licitação. Outros municípios já manifestaram interesse em aderir ao programa estadual.

 

Fonte AEN


12/02/2022
08:48
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp