320 LEITOS DE UTI COVID DO PARANÁ FORAM HABILITADOS DE MANEIRA PERMANENTE PELA UNIÃO

Notícias

320 LEITOS DE UTI COVID DO PARANÁ FORAM HABILITADOS DE MANEIRA PERMANENTE PELA UNIÃO

O investimento anual no custeio destes leitos soma mais de 63 milhões de reais, que vão ser repassados pelo governo federal para a administração estadual e municipal, de acordo com a gestão do estabelecimento de saúde.


Brasil


   O Ministério da Saúde habilitou 320 leitos de UTI, atualmente destinados ao tratamento da Covid-19, para atendimento geral, de maneira permanente no Paraná. A informação foi publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira. As unidades tipo II adulto estão divididas em 21 hospitais de 16 municípios do Estado. O investimento anual no custeio destes leitos soma mais de 63 milhões de reais, que vão ser repassados pelo governo federal para a administração estadual e municipal, de acordo com a gestão do estabelecimento de saúde. O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, destaca que a pandemia ainda não acabou.

   Na prática, os 320 leitos, parte dos mil e 400 criados e 600 incorporados pelo Governo do Estado para enfrentamento à Covid, vão ser incluídos definitivamente na Rede Hospitalar do Paraná, e custeados com recursos federais. Antes da pandemia, o Paraná possuía cerca de mil e 200 leitos de UTI gerais há cerca de 30 anos. Para atendimento à Covid-19, em meses, o Governo mais que dobrou este número, destinando dois mil leitos exclusivos para a doença no pico da pandemia no Estado. Com a incorporação destes novos leitos, o Paraná vai ter um ganho de pelo menos 26,6% no número de unidades para atendimento geral. Estes 320 leitos já anunciados como parte integrante e definitiva da Rede Estadual estão neste momento habilitados pelo Ministério da Saúde para atendimento à Covid. Atualmente, 978 UTIs estão habilitadas pelo governo federal até o fim de fevereiro para enfrentamento à doença. Após este período, os leitos definitivos devem retornar para a Rede e vão incorporar o atendimento geral do Estado.

 

Fonte AEN

 


08/02/2022
14:54
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp