Mais de 82% dos atendimentos cardiológicos nos hospitais brasileiros são de emergência

Notícias

Mais de 82% dos atendimentos cardiológicos nos hospitais brasileiros são de emergência

"A pesquisa mostra que os homens, acima dos 60 anos, predominam nos atendimentos.


Brasil


   Os atendimentos de emergências cardiovasculares nos hospitais do Brasil são 82,2% maiores do que aqueles em que uma cirurgia ou procedimento é agendado com antecedência. A conclusão está no levantamento realizado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

   No ano passado, houve 1.130.692 internações por doenças cardiovasculares, das quais 929.528 (82,2%) foram de urgência. A incidência de pacientes do sexo masculino é maior: 84% foram internados em caráter de emergência, enquanto o mesmo tipo de procedimento envolveu 79% de mulheres.

   A pesquisa mostra que há um aumento no número de atendimentos, conforme a idade avança e uma porcentagem maior nos atendimentos de emergência. “[Há] um pico nos atendimentos entre 60 e 69 anos”. Essa faixa etária somou 235 mil atendimentos de urgência em 2017.

   Outro dado do levantamento aponta que a taxa de mortalidade aumenta, em média, quatro vezes nos atendimentos emergenciais em comparação aos eletivos, sem contar as milhares de pessoas que morrem em casa, sem chegar aos hospitais.

   Segundo a SBC, o Brasil registra 360 mil mortes por doenças cardiovasculares todos os anos, sendo a principal causa de mortes no país.


Fonte:  Jornal do Brasil.


24/09/2018
08:02
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp